CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > EM VISITA AO PIAUÍ, CONTRACS REAFIRMA COMPROMISSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA AO LADO DAS BASES

Em visita ao Piauí, Contracs reafirma compromisso de gestão democrática ao lado das bases

26/04/2019

Presidente esteve no estado para conhecer reivindicações e apresentar ideias de gestão

Escrito por: Contracs - Luiz Carvalho


A direção da Contracs representada pelo presidente Julimar Roberto encerrou nesta sexta-feira (26) a visita que fez a sindicatos do Piauí. O estado do Nordeste foi o primeiro a receber o dirigente após a eleição da nova diretoria durante o 10º Congresso da confederação em março.

Durante as conversas com representantes dos sindicatos dos Contabilistas, dos Trabalhadores da Hotelaria e Gastronomia, das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos e dos Comerciários do estado, Julimar trataou dos impactos da reforma Trabalhista e ressaltou a importância da pressão nas bases para que os deputados não aprovem a reforma da Previdência.

O dirigente conheceu ainda ações vitoriosas como a dos Comerciários de Teresina, que já conseguiram 200 liminares conta a Medida Provisória 873/2019, implementada pelo governo Jair Bolsonaro, para impedir o desconto em folha de pagamento da mensalidade ou contribuição negocial definidas democraticamente em assembleia.

“Reafirmarmos nosso compromisso como federação de construir uma gestão democrática que continue ouvindo as bases. E apontamos quais iniciativas temos adotado para ajudar no financiamento sindical. A principal delas, sem dúvida, é mostrar a importância do sindicato às bases nesse momento em que o governo elegeu os direitos trabalhistas como inimigos”, afirmou

Em entrevista a uma rádio local, o presidente ressaltou as mentiras que Bolsonaro e seus apoiadores tem vendido para tentar fazer a reforma ser aprovada. A principal delas, a ideia de que virão acompanhadas da geração de empregos.

“Disseram que abertura do comércio aos domingos era para gerar emprego e não gerou uma única vaga. Quando aprovaram a reforma trabalhista disseram que ia gerar emprego e, pelo contrário, o que vimos foi o aumento da formalidade. A conversa agora é a mesma, novamente essa reforma não é para gerar trabalho. Eles querem implementar com a reforma da Previdência uma espécie de poupança, que já foi adotada no Chile e gerou aumento de casos de suicídio entre idosos porque Previdência não dá nem um salário mínimo. Além disso, o déficit é uma mentira, conforme comprovou a CPI da previdência implementada no Senado. O que existe são maus empregadores que descontam do trabalhador e não repassam à previdência e sonegam impostos. Antes de discutir reforma é punir com maior rigor sonegadores. Aqui, empresários que apoiaram Jair Bolsonaro, ao invés de serem cobrados, recebem 150 anos para parcelarem suas dívidas”, denunciou.

Em entrevista no Sindicato dos Comerciários, Julimar tratou ainda da defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das pautas prioritárias para os movimentos em defesa da democracia e apontou que a Contracs definirá até julho deste ano o planejamento da nova gestão.

“O objetivo é nos preparar para o enfrentamento contra a retirada de direito,  contra o fim da aposentadoria, e lutarmos pela manutenção do desconto das contribuições em folha de pagamento, entre outros temas importantes”, disse.


*com informações do Sindicato dos Comerciários de Teresina
 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Aposentômetro Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Fetracs Fetracs RS Fenatrad

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br