CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > CONTRACS E CUT JUNTAS, NA MOBILIZAÇÃO EM SÃO PAULO, PROTESTAM EM FAVOR DOS TRABALHADORES DA SODEXO

Contracs e CUT juntas, na mobilização em São Paulo, protestam em favor dos trabalhadores da Sodexo

01/01/2011

Escrito por:

Nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) junta-se à Central Única dos Trabalhadores (CUT) na mobilização pelo salário mínimo para protestar em favor dos trabalhadores da multinacional francesa Sodexo.

A empresa tem práticas de violações de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e persegue sindicalistas em vários países. Em dezembro, CUT e Contracs entregaram denúncia ao ministro do trabalho Carlos Lupi contra a empresa, que é no Brasil a maior provedora de benefícios do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

As duas entidades pediram revisão da lei que rege o programa e discussão sobre a participação da multinacional mediante estas denúncias.

Para Valeir Ertle, Secretário de Relações Internacionais da Contracs e membro do conselho tripartite do PAT (CTPAT), nada mais justo do que cobrar posturas da Sodexo em função do lucro que a empresa tem no Brasil. “Além disso, somos a favor de alterações na lei do PAT para que mais trabalhadores sejam incluídos no programa e para que as empresas beneficiadas tenham responsabilidade social mínima com seus trabalhadores.”

A mobilização em favor dos trabalhadores da Sodexo acontecerá em âmbito global. Estados Unidos, França, República Dominicana, Colômbia e Marrocos também promoverão manifestações.

Outras ações
Além da mobilização desta terça-feira, a Contracs protocolará cartas junto a Sodexo, ao Ministério do Trabalho e a clientes da multinacional solicitando que a empresa cumpra a legislação dos países em que atua e as normas internacionais, respeitando especialmente a liberdade de organização dos trabalhadores.

A presidente da Contracs, Lucilene Binsfeld, defende estas manifestações. “A unidade dos trabalhadores pelos seus direitos é muito importante e a Contracs participa e apóia estas ações por considerá-las justas. A Sodexo tem muitos empreendimentos e deve respeitar as leis em todos os países em que atua.”

Há uma audiência não confirmada com o Ministério para entregar o relatório produzido pela TransAfrica, que pesquisou sobre as condições trabalhistas da Sodexo em cinco países

Os sindicatos filiados à Contracs farão mobilizações em suas cidades e entregarão as mesmas cartas aos clientes da Sodexo ou à empresa nos locais em que há escritório. Em Brasília, a carta será protocolada junto ao Ministério do Trabalho.

Pelo mundo
Além disso, outras ações promovidas pelo mundo fazem parte desta mesma ação global. Dia 21 um café da manhã reunirá acionistas da Sodexo e pessoas do movimento sindical de vários países em Paris.

Dia 23/01 haverá uma greve na empresa na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Já dia 24, acontece a reunião geral dos acionistas em Paris. A central francesa CGT e representantes dos outros países engajados na luta e solidariedade aos trabalhadores farão uma manifestação em frente ao prédio em que acontece a reunião. A Contracs e a CUT também enviarão representantes e participarão do ato.

Escrito por Adriana Franco

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br