CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > MULHERES DA ECONOMIA SOLIDÁRIA LANÇAM CAMPANHA A FAVOR DE CONSUMO CONSCIENTE

Mulheres da Economia Solidária lançam campanha a favor de consumo consciente

01/01/2011

Escrito por:

A ONG feminista Casa da Mulher do Nordeste (CMN), com sede na cidade de Recife (PE), lançou, em 12/04, a campanha Consumo Consciente e Solidário. A iniciativa é uma ação de capacitação do projeto Tecendo um Nordeste Solidário, em que a ONG trabalha para fortalecer a Economia Solidária junto à Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana e à Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, no sertão do estado de Pernambuco.

Com o mote "O que você consome é essencial para sua vida? - Mulheres organizadas por uma nova forma de consumo", a iniciativa tem por objetivo promover a discussão com as mulheres das redes produtivas - que deverão também ser agentes multiplicadores do consumo consciente - e com toda a sociedade, motivando o desenvolvimento sustentável.

"Nós queremos sensibilizar a sociedade para refletir sobre as práticas e posturas de consumo desenfreado. Essa é uma proposta primeiramente política, de levar as pessoas a se perguntar se o que consomem está relacionado às necessidades de sua vida", explica a coordenadora geral da CMN, Graciete Santos.

A campanha, com duração de dois anos, será promovida por meio de peças publicitárias, como outdoor, outbus, panfletos, cartazes, sacolas de feira, faixas, blog, spots e 120 programas de rádio que serão veiculados na Transertaneja 96,7 FM, durante o programa Fala Mulher, veiculado aos domingos, às 12 horas.

Além disso, dez educadoras facilitarão oficinas para as 300 mulheres artesãs e agricultoras do Projeto Tecendo um Nordeste Solidário. As mulheres também participarão de seminários e encontros, em intercâmbio com entidades e movimentos ligados à agroecologia, à soberania e segurança alimentar e à Economia Solidária.

Durante o lançamento da campanha, houve uma Mesa Diálogo para debater o tema Consumo consciente e solidário, com representantes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife e militantes da agroecologia.

Após a mesa, as mulheres produtoras se reuniram para traçar estratégias de publicização da iniciativa. Militantes dos estados do Ceará, Maranhão, Paraíba e Piauí, presentes ao lançamento, deverão levar as peças sobre consumo consciente às suas cidades, para expandir ainda mais a ação.

Projeto Tecendo um Nordeste Solidário
Financiado pela Petrobrás, o projeto tem foco em geração de emprego e renda, bem como no desenvolvimento cidadão. Participam 100 mulheres da Rede de Mulheres Produtoras do Recife e Região Metropolitana e 200 mulheres da Região Metropolitana e da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, sertão do estado de Pernambuco.

A ideia é, em dois anos, trabalhar com as mulheres estimulando sua capacidade produtiva e consolidando práticas de Economia Solidária.

As matérias sobre Finanças Solidárias são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Fonte: Adital / Camila Queiroz

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br