CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > CUT DISCUTE DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA AGENDA TRABALHO DECENTE NO BRASIL

CUT discute Desafios e perspectivas da Agenda Trabalho Decente no Brasil

01/01/2011

Escrito por:

Central termina a semana de atividades com ato-show e apresentação de Margareth Menezes, na Praça Municipal

Nesta semana, de 26 a 28 de maio, a CUT realiza uma série de Conferências em comemoração à semana do trabalhador, que antecede a realização do 1° de Maio. Serão discutidos temas referentes aos “Desafios e perspectivas da Agenda Trabalho Decente no Brasil”, “Desenvolvimento e valorização do trabalho” e “Reforma Sindical no Brasil”. A Semana do Trabalhador chega ao fim no domingo, dia 1°, com ato-show na Praça Munciipal, com capoeira, teatro e show com margareth Menezes e bandas, a partir das 14h.

A série de eventos tem início na terça-feira, 26, na Biblioteca Pública dos Barris, às 18h, em Salvador, com a conferência “Desafios e perspectivas da Agenda Trabalho Decente no Brasil”. O presidente da CUT-BA, Martiniano Costa, ressalta que a bandeira de luta do trabalho decente é tema central do 1° de Maio da CUT-BA em 2011. “O trabalho decente traz em sua essência os princípios fundamentais da CUT e das convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT): liberdade e autonomia sindical, respeito ao salário digno, jornada de trabalho, organização por local de trabalho, saúde e segurança no trabalho e, sobretudo, o fim da existência do trabalho infantil e escravo. Essa luta inclui ainda a política de valorização do salário mínimo e o fortalecimento do papel do Estado”, diz Costa.

Na quarta-feira, 27, às 18h, a conferência será sobre “Desenvolvimento e valorização do trabalho”, no auditório Orlando Moscoso, do Sebrae, em Salvador. Sobre o tema, o presidente da Central baiana lembra que emprego é um fator econômico e social, que deve estar no topo da agenda política e econômica do país. “Entendo que essa tarefa não é apenas do movimento sindical, mas de toda a sociedade, que precisa lutar por condições de trabalho mais dignas. É preciso se apropriar desse debate e não apenas cobrar resoluções”, alerta Costa.

Na quinta-feira, 28, o tema a ser discutido é “Reforma Sindical no Brasil”, na Biblioteca Pública dos Barris, às 18h. Acerca desse tema, Martiniano Costa lembra da importância da defesa do fim do imposto sindical. “Hoje, é mais fácil criar um sindicato do que uma empresa, inclusive com mais lucro. O imposto sindical, como está, estimula a criação de uma média de 2,3 novos sindicatos por dia no Brasil, a maioria pelega, que não faz nada pelos trabalhadores. A CUT está empenhada em acabar com o imposto sindical e substituí-lo pela contribuição da negociação coletiva, a ser aprovada em assembleias soberanas de trabalhadores, sindicalizados ou não”, reforça Costa.

Ato show - No 1° de maio, domingo, a CUT realizará ato-show em Salvador, na Praça Municipal, com teatro, capoeira, atrações diversas e show de Margareth Menezes. Para a CUT, o evento é o grande momento de comemorar e reforçar a importância da data para os trabalhadores. "Depois de muitos anos nos quais fomos perseguidos pelas manifestações no 1° de Maio, nós estamos re-significando esta data, reforçando a sua importância e lembrando a sua importância para o calendário sindical", diz Martiniano.

Fonte: CUT-BA / Daniela Sinotti

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br