CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > NOTA DE ESCLARECIMENTO DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA

Nota de Esclarecimento do Sindicato dos Comerciários de Teresina

01/01/2011

Escrito por:

O Sindicato dos Comerciários informa a toda a sociedade que os motivos que levaram a deflagração da greve, nesta quinta-feira (4), foram a proposta absurda dos patrões em insistirem em liberar o comércio da periferia sem garantia alguma para os trabalhadores e trabalhadoras, nem tampouco o pagamento de hora-extra para a massacrante jornada de trabalho, a qual, na sua grande maioria, supera as cinqüenta horas semanais.

Outro motivo, e não menos importante, foi a proposta de criar banco de horas, permitindo que a jornada de trabalho diária seja alterada de oito para dez horas, sem pagamento de hora-extra e posterior compensação.

É incrível como a ganância empresarial deslocasse na contra-mão da história, pois no momento em que o conjunto dos trabalhadores brasileiros, organizados pelas centrais sindicais, organizam movimentos em prol das 40 horas semanais, parte do setor lojista busca alternativas de oficializar a jornada semanal para 55 e/ou 60 horas semanais. Proposta essa desprovida de qualquer benefício para os homens e mulheres que ajudam a construir a riqueza do setor.

Em tempos recentes o grande mote das campanhas salariais era pura e simplesmente o salário. O que hoje continua sendo o grande foco de interesse da maioria e historicamente comprovado, a relação entre capital e trabalho é pautada apenas no lucro, desconsiderando a dignidade humana, o resultado é muita opressão, exploração, assédio moral, violação dos direitos elementares e preconceito.

Ao longo dos últimos dez anos o Sindicato dos Comerciários vem combatendo em diversas formas de luta este quadro. Evoluímos bastante em diversos setores. Buscamos as mais diversas formas de parcerias com o setor público e as diversas organizações sociais que buscam a justiça social em seus propósitos.

O sindicato dos comerciários é reconhecido nacionalmente pela sua seriedade e competência na organização sindical. Não seria característico por parte desta entidade encabeçar um movimento grevista sem os motivos reais para tal, nem tampouco desvinculado da autorização necessária dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio, os quais são a grande razão da existência desta entidade.

Dessa forma, pedimos a colaboração de cada teresinense no apoio a nosso movimento. Movimento justo, sério, pacífico e mantido pelos trabalhadores do comércio.

“A responsabilidade pela greve no comércio é do setor patronal, que quer aumentar o grau de exploração, abrindo as lojas na periferia, sem se importar com os trabalhadores”, disse Gilberto Paixão, secretário-geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina e diretor da CONTRACS.    

A CONTRACS apoia a luta dos trabalhadores do comércio de Teresina e está solidária nesta greve. Sabemos que a categoria traz um legado de jornada extensa e baixos salários. Por isso, reafirmamos nossa campanha permanente de luta pelo fim da livre abertura do comércio e do banco de horas. Acreditamos nos trabalhadores e sabemos que vão abraçar essa luta em prol de seus direitos.

Escrito pelo Sindicato dos Comerciários de Teresina e por Patricia Ferreira

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br