CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ FAZ SESSÃO SOLENE PELOS 70 ANOS DO SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE TERESINA

Assembléia Legislativa do Piauí faz Sessão Solene pelos 70 anos do Sindicato dos Comerciários de Teresina

01/01/2011

Escrito por:

O Sindicato dos Comerciários de Teresina foi homenageado nesta quinta-feira (20) com Sessão Especial na Assembléia Legislativa do Estado do Piauí por conta do aniversário de 70 anos de fundação. A solicitação foi feita pelo deputado petista Cícero Magalhães, representante da categoria no Poder Legislativo.

A sessão foi marcada por discursos de exaltação à história de luta da categoria comerciária ao longo das sete décadas, em especial aos últimos 40 anos, período de significativa transformação da classe trabalhadora em defesa dos seus direitos.

O deputado Cícero Magalhães, como autor da solicitação da Sessão Solene, falou do orgulho de pertencer à categoria comerciária, tendo iniciado, ao lado de outros companheiros, sua militância política na luta sindical e de fazer parte da transformação do Sindicato dos Comerciários de Teresina no maior sindicato de comerciários do país.

O parlamentar lembrou das dificuldades enfrentadas, greves, manifestações e embates com o setor patronal, mas garante que tudo valeu a pena.

“Toda a categoria comerciária, a direção do Sindicato dos Comerciários, os parceiros e amigos estão de parabéns”, disse.

Representando a categoria comerciária de Teresina na Sessão Solene da Assembléia Legislativa do Piauí pela passagem dos 70 anos do Sindicato dos Comerciários, o secretário-geral do Sindicato dos Comerciários, Gilberto Paixão, também falou das lutas históricas, mas também da responsabilidade e do desafio que a entidade tem daqui para frente. “Hoje não somos apenas um sindicato de comerciários, somos um instrumento dos trabalhadores para lutar por cidadania, qualidade de vida, trabalho decente, além do salário digno e da redução da jornada de trabalho”, disse.

Gilberto Paixão afirmou que o Sindicato dos Comerciários é hoje a maior categoria de trabalhadores e o mais  lembrado pelos teresinenses, como apontou a pesquisa do Instituto Amostragem, com 13,67% da preferência, 5% à frente da entidade sindical colocada em segundo lugar.

“Hoje, o Sindicato possui uma estrutura que envolve planejamento, rede de prestação de serviços, articulação social e quadro profissional capacitado.          Em virtude do trabalho desenvolvido em favor da categoria e no apoio à luta pela garantia dos direitos do cidadão em geral, o Sindicato dos Comerciários de Teresina recebeu o Prêmio “Marcas Inesquecíveis 2009”, afirmou o sindicalista.

“Completar 70 anos, de lutas e conquistas, significa orgulho para todos os trabalhadores. Alcançamos os 70 anos com muitas realizações, sempre seguindo o princípio de lealdade e do compromisso. Estamos felizes em participar da construção desse projeto de defesa do trabalhador”, disse Paixão.

A superintendente Regional do Trabalho no Piauí, Paula Mazullo, afirmou que os comerciários de Teresina tem um papel importante na luta sindical e na organização dos trabalhadores no Piauí. Ela afirmou que a data é para se comemorar, pois o sindicato tem tido a responsabilidade e a maturidade de negociar com o setor patronal de forma a conquistar direitos e avançar, mas ressaltou que ainda existem muita batalha a ser travada. “Os comerciários fazem um trabalho excelente e consciente em prol da categoria e da sociedade”, disse.

O presidente da CUT, Manoel Rodrigues, declarou que o SCT foi fundador da Central Única dos Trabalhadores “e tem sido um modelo de organização e luta em favor dos trabalhadores”.

O prefeito de Teresina, Elmano Ferrer,  declarou que os comerciários formam uma classe competente de um setor dinâmico da economia piauiense. “Nesta oportunidade, quero registrar o reconhecimento de nossa capital ao trabalho realizado por essa importante categoria”, ressaltou ele.

Além das autoridades que usaram a tribuna da Assembléia Legislativa para falar dos 70 anos do Sindicato dos Comerciários, compuseram a mesa de honra o presidente municipal do PT, Francisco Sales, a suplente de senador, Regina Sousa, o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Piauí, Chagas Oliveira, o secretário de Finanças do Sindicato dos Comerciários, Antonio Pereira, o superintendente de Desenvolvimento Rural de Teresina, Sérgio Vilela, dos deputados estaduais, como o presidente da Assembléia Legislativa, Themístocles Filho, Robert Rios, Fábio Novo, Rejane Dias, Antônio Félix, Kleber Eulálio, Hélio Isaías, Firmino Filho.

Ainda presentes à Sessão, diretores e diretoras do Sindicato dos Comerciários de Teresina, e dos sindicatos das Domésticas, dos Rodoviários e  líderes de associações de moradores.

Fonte: Assessoria de Comunicação do SEC Teresina

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br