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Organize-se nas compras de final de ano

01/01/2011

Escrito por:

Final de ano é sinônimo de festas e consequentemente de compras. Antes de sair por aí comprando, fique atento às dicas que o Jornal Sindinotícias buscou junto ao PROCONEstadual, para você comprar sem ter constrangimentos futuros.

  • É muito importante o consumidor pesquisar os preços, sempre observando a qualidade e a real necessidade do produto.
  • Saber que fez a compra ideal é quando, além de agradar, ela não irá desequilibrar o orçamento mensal do consumidor.
  • É fundamental ter um equilíbrio entre o valor do presente e os gastos previstos para o mês, sem esquecer que o ano de 2012 já começa com várias contas extras, como material escolar, IPTU, IPVA, entre outros.
  • Caso o presente escolhido seja uma roupa ou um calçado, é importante verificar a possibilidade de troca em razão do tamanho, cor ou modelo, fazendo constar na nota fiscal ou na etiqueta da peça o prazo de troca.
  • Se a opção for um aparelho celular, é preciso avaliar quais são as necessidades do presenteado. O ideal, por exemplo, é saber a melhor alternativa: um pré-pago ou um pós-pago, e os pacotes de serviços oferecidos. Além disso, todas as informações referentes à promoção e às vantagens oferecidas pelas operadoras e lojas precisam ser analisadas.
  • No caso de eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, o consumidor deve solicitar, quando possível, o teste no aparelho escolhido e a demonstração de seu funcionamento. Não sendo viável testar o produto na própria loja, o consumidor deve pedir que seja escrito na nota fiscal o prazo e as condições para a troca, o que é estabelecido pela loja.
  • Se o consumidor optar por realizar a compra do presente por telefone ou pela Internet, ele tem o direito de desistir da aquisição em um prazo de sete dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto. É importante lembrar que o recibo de entrega do produto só deve ser assinado após o comprador observar atentamente as condições da mercadoria.
  • Além de todos esses cuidados, o consumidor deve sempre exigir anota fiscal do produto, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.
  • Para as compras à vista, os estabelecimentos comerciais podem proporcionar ao consumidor um desconto. No entanto, esse abatimento não é obrigatório. As compras realizadas com cartão de crédito, sem parcelamento, também são consideradas à vista.
  • Em relação aos cheques, o consumidor precisa saber que os estabelecimentos comerciais não são obrigados a aceitá-los. Mas, a partir do momento em que a loja aceita receber cheques, ela não pode fazer nenhum tipo de restrição, como não aceitar cheques de contas recentes ou de outra praça.
  • Se existe a opção de parcelamento do preço, o produto deve conter os dois preços: o à vista e o parcelado. A loja também deve informar ao consumidor quais são os juros praticados, o número e a periodicidade das prestações, no caso do pagamento a prazo.

PROCON - Espírito Santo

O consumidor pode registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do PROCON Estadual, à Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou na Unidade do PROCON-ES. As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151 ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, nota fiscal e contrato, entre outros.

Fonte: Sindnotícias

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