CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > CONTRACS PARTICIPA DA III CONFERÊNCIA NACIONAL DE MULHERES

Contracs participa da III Conferência Nacional de Mulheres

01/01/2011

Escrito por:

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participa da III Conferência Nacional de Mulheres, que acontece em Brasília de 12 a 15 de dezembro.

Com o tema Autonomia e Igualdade para as Mulheres, o encontro deve reunir mais de 3 mil participantes de todo o País e discutirá temas importantes para as mulheres e que também são bandeiras de luta para a Contracs como a ampliação das vagas em creches públicas, a formalização do trabalho e a garantia da participação das mulheres na política.

A Contracs espera que os debates avancem durante a III Conferência Nacional de Mulheres para que mais políticas públicas voltadas às mulheres sejam elaboradas. A Secretaria de Política para Mulheres (SEPM) pretende avaliar as propostas apresentadas e definir as prioridades para alcançar a igualdade entre os sexos através da construção da autonomia econômica e social das mulheres.

Mara Luzia Feltes, secretária de mulheres da Contracs, participará do evento em nome do ramo como convidada da CUT.

Políticas para mulheres

A Contracs adota como prioritária a questão de gênero em suas discussões políticas e bandeiras de luta. Neste sentido, adota como política a cota de 30% de mulheres na composição de sua direção.

Além disso, a Contracs realiza todo ano a campanha pela creche distribuindo materiais e subsidiando suas entidades filiadas com dados contundentes sobre a oferta e a demanda de creches públicas no País. A confederação também incentiva que seus filiados cobrem do Estado, através de audiências públicas, mais investimentos na área.

No âmbito laboral, a Contracs defende a igualdade de oportunidades entre os gêneros através do salário igual para trabalho igual e da divisão das tarefas domésticas.

O fim da violência contra as mulheres também é uma bandeira de luta que a Contracs procura abordar tanto em suas discussões políticas de formação quanto em suas mobilizações.

Campanha 12 para 12

Na quarta-feira, dia 14, a Contracs - juntamente com a CUT e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad) – lançará a campanha 12 para 12 para que o Brasil ratifique a Convenção 189 (C189) da OIT, que trata da equiparação dos direitos dos trabalhadores/as domésticos/as. Durante a Conferência, as entidades recolherão assinaturas em favor da ratificação.

A campanha em prol da convenção 189 é uma iniciativa da CSI (Confederação Sindical Internacional) e se desenvolve em âmbito mundial em parceria com outras entidades como a União Internacional de Trabalhadores da Alimentação, Agrícolas, Hotéis, Restaurantes, Tabaco e Afins (UITA), a Rede Internacional de Trabalhadoras Domésticas e outras organizações de direitos humanos de mulheres e de migrantes. O objetivo é que 12 países ratifiquem a C189, em 2012.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br