CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > PISO REGIONAL É TEMA DE REUNIÃO DA DIREÇÃO DA CUT-RS
01/01/2011
Central quer garantir política permanente de valorização do Piso e reivindica reajuste de 18%
Na manhã desta terça-feira, 17, os dirigentes da CUT-RS se reuniram para discutir o andamento da campanha de reajuste do Piso Salarial Regional.
Ficou definido que a Central irá manter a pauta, o reajuste reivindicado de 18% e pressionar a Assembleia Legislativa para que não haja retrocesso no piso regional este ano. A entidade quer garantir uma política permanente de reajuste do Piso, nos moldes da Política do Salário Mínimo Nacional. Apontamos a necessidade de recuperação do valor histórico do piso, de 1,28 salários mínimos, além da discussão sobre as alterações de faixas salariais de categorias.
Além disso, os dirigentes acreditam que é fundamental que seja retirado da Lei Federal sobre o Piso, o artigo que restringe o direito aos Municipários e, também, que sirva como vencimento básico mínimo dos servidores públicos estaduais em seus planos de carreira, excetuando-se as categorias que possua pisos fixados por lei federal.Sndicatos cutistas serão orientados a incluírem uma cláusula nas convenções que garantam o Piso Regional como base, caso o salário acordado for menor que o valor aprovado na data base.
Já os sindicatos dos Municipários devem garantir na Negociação Coletiva o Piso Regional como base salarial.
No início de fevereiro será realizada uma plenária com as Federações e regionais da CUT-RS para debater a mobilização.
Fonte: CUT-RS / Renata Machado
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)