Contribuições para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20
A Conferência Rio+20, reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir o desenvolvimento sustentável, está marcada para acontecer entre os dias 22 e 26 de junho no Rio de Janeiro e marcará a comemoração dos 20 anos desde a Cúpula da Terra, que ficou conhecida como Eco 92, considerado um dos grandes marcos da sustentabilidade. São esperados de cem a 120 chefes de estado para a conferência.
Desde 2010, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) -- órgão da sociedade civil, de caráter consultivo da Presidência da República e do qual o DIEESE faz parte -- vem realizando uma série de debates sobre desenvolvimento sustentável, mobilizando diversas organizações da sociedade civil e de conselhos e instituições similares.
A partir dessas discussões, foram enviadas contribuições ao Itamaraty, para subsidiar a confecção do documento brasileiro enviado à ONU. Essa articulação resultou no documento Acordo sobre o Desenvolvimento Sustentável, firmado entre 72 instituições e o Conselho.
As instituições que subscrevem este documento, formadas por organizações sociais, ambientais, empresariais e de trabalhadores, entendem a relevância do momento para articular um esforço mundial no sentido da sustentabilidade. O processo de diálogo interinstitucional resultou em um mapa do caminho desenhado coletivamente, que tem como marcos o respeito às diferentes concepções das instituições signatárias e o compromisso de ultrapassar a realização da Conferência, construindo uma rede social que continuará o aprofundamento dos consensos e a divisão das responsabilidades pela implementação das decisões.
Clique aqui para ler a íntegra do documento "Acordo para o desenvolvimento sustentável"Fonte: Dieese