CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > DIREÇÃO DA CONTRACS PARA O TRIÊNIO 2011-2014 TOMA POSSE NESTA TERÇA-FEIRA

Direção da Contracs para o triênio 2011-2014 toma posse nesta terça-feira

01/01/2011

Escrito por:

Direção empossada. Foto: Dino SantosNa noite desta terça-feira, dia 7, os companheiros e companheiras eleitos durante o 8º Congresso Nacional da Contracs tomaram posse em cerimônia festiva realizada no saguão da CUT.

Compuseram a mesa Vagner Freitas, secretário de administração e finanças da CUT Nacional; Jacy Afonso, secretário de Organização e Política Sindical da CUT Nacional; Artur Henrique, presidente da CUT Nacional; Valdelice de Jesus Almeida, diretora da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad); Alfredinho, vereador de São Paulo; Zilmara David de Alencar, Secretária de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); e Alci Matos Araujo, presidente da Contracs.

Composição da mesa de posse. Foto: Dino SantosVagner Freitas saudou todos os companheiros e companheiras presentes e fez menção especial a Francisco Alano, companheiro histórico na organização dos trabalhadores do comércio e um dos fundadores da Contracs. Freitas ressaltou a importância da organização dos trabalhadores do ramo do comércio e serviços devido à Copa do Mundo, que será realizada no Brasil em 2014. “Que nós, da CUT, estejamos cada vez mais presentes neste setor para garantirmos os direitos dos trabalhadores.” finalizou.

Jacy Afonso, secretário de Organização e Política Sindical da CUT Nacional, lembrou da fundação da CUT que, desde o início, propôs a organização vertical permitindo que os ramos se organizassem com autonomia. Jacy Afonso lembrou que a Contracs foi o segundo Departamento Nacional de ramo a ser criado na CUT, resultando mais tarde na atual Confederação. Além disso, ele também mencionou duas importantes ausências naquele momento especial: Germano Quevedo, ex-presidente da Contracs e um dos fundadores da entidade, falecido em 2004 e o advogado Maia, que ajudou muito a Contracs a obter o registro sindical e faleceu em janeiro deste ano. “É importante falar da perseverança e da dedicação da diretoria da Contracs para obter o registro sindical. Essa diretoria vai fazer muito pela categoria.” falou.

O vereador por São Paulo Alfredinho parabenizou a todos que estavam na mesa e mencionou estar satisfeito em participar da solenidade, pois seu primeiro emprego foi no comércio. “A Contracs já nasce como uma das maiores e tem um grande desafio em organizar esta categoria tão grande.” comentou o político.

A diretora Valdelice de Jesus Almeida ressaltou a conquista da Convenção 189 da OIT sobre o trabalho doméstico, mas lembrou que este foi um pequeno passo. “Só teremos grandes avanços quando a Convenção for ratificada pelo Brasil”, frisou a doméstica. Valdelice também destacou a importância de sua categoria estar representada por ela e por outras companheiras domésticas na composição da nova direção que tomava posse.

O presidente da CUT Nacional, Artur Henrique, afirmou que o dia era festivo e importante tanto para os comerciários e trabalhadores no setor de serviços quanto para toda a direção da CUT. Artur Henrique destacou que a redução da jornada de trabalho sem redução de salário é pauta estratégica de luta deste ano para a CUT. Artur finalizou parabenizando o presidente Alci e toda a direção que tomava posse. “Parabéns, Alci, e toda a direção que toma posse hoje. Contem com a nossa Central hoje e sempre.”

“Muitos companheiros já passaram por este momento, por isso ofereço este capítulo da história da Contracs a todos que estão aqui e aos que não estão. Em especial, ao Alano, João de Deus e Lucilene. Como capixaba, não posso esquecer o sentimento bairrista e lembrar do nosso companheiro Germano e do trabalho que ele realizava como missionário”, afirmou em discurso o presidente Alci Matos Araujo. Ele frisou que os 40 companheiros que compõem a direção junto com ele são muito importantes. “Aqui estão os 41 nomes comprometidos com a luta dos trabalhadores de comércio e serviços em 14 categorias e com nossas bandeiras de luta.”

Foto: Dino SantosDurante a homenagem às federações que contribuíram historicamente para a fundação da Contracs, o presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina, Francisco Alano, pediu a palavra para agradecer a homenagem. “Queria dividir este certificado com todos os companheiros históricos que ajudaram a fundar a Contracs. Construímos esta Confederação com sangue, suor e lágrimas porque acreditamos que a CUT é a Central que defende nossos interesses e de toda a classe trabalhadora.”

Alci recebe de Zilmara a carta sindical. Foto: Dino SantosA Secretária de Relações do Trabalho do MTE, Zilmara David de Alencar, compareceu à cerimônia para formalizar a entrega da carta sindical da Contracs. Segundo ela, este momento é vivido pela Contracs como a realização de um sonho.

Após as falas, a direção da Contracs foi empossada solenemente.

Escrito por Adriana Franco
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fenascera Fecesc Fetracom-DF Fetrace Fetracom-PB Fetracs Fetracs-RN Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br