CONTRACS > LISTAR NOTÍCIAS > CONTRACS REÚNE REDE DE TRABALHADORES DA ACCOR

Contracs reúne rede de trabalhadores da Accor

04/04/2013

Trabalhadores irão planejar ações para 2013

Escrito por: Contracs - Adriana Franco

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) reúne, em São Paulo, nesta semana a rede de trabalhadores da Accor com o objetivo de avaliar e planejar as ações da rede para 2013. O encontro cumpre as deliberações da Contracs e dá continuidade ao trabalho das redes de trabalhadores com o apoio da AFL-CIO.

 

Na abertura do evento, nesta quinta-feira, o presidente da Contracs destacou a importância da rede e classificou-a como tática para a atuação no setor hoteleiro. “Fico feliz pelos companheiros estarem aqui. Parabenizo-os por estarem dispostos a continuar com este trabalho porque a Accor tem muitos problemas e cabe a nós, da Contracs, apresentá-los à empresa.” Alci Matos Araujo ainda ressaltou a necessidade de fazer ação sindical através dos apontamentos feitos pelos trabalhadores durante o encontro.

 

Jana Silverman, da AFL-CIO, ressaltou que a parceria com a Contracs é de longa data, mas que o interesse particular em tratar da rede Accor aconteceu há um ano. “Para tratar os problemas da rede concluímos que era necessário uma solidariedade internacional e, por isso, entramos em contato com a Contracs para fortalecer os laços de solidariedade e as condições de trabalho. Esperamos ter bons resultados desse trabalho.”

 

Para Lucilene Binsfeld, secretária de relações internacionais da Contracs, é um desafio muito grande trabalhar com a rede de trabalhadores da Accor. “Hoje temos mais filiados do que quando começamos o trabalho da rede em 2007. Isso, ao mesmo tempo que potencializa nossa luta, também nos dá mais responsabilidade.”

 

Participam desse evento sindicatos de hoteleiro do Rio Grande do Norte, Mossoró, Natal, São José dos Campos, Aparecida, São José do Rio Preto, Águas de Lindóia, São Paulo, Sorocaba, Brasília e Santos.

 

Rede Accor

Entre os dados apresentados nesta quinta-feira estão diversos dados da Rede Accor. Segundo o técnico do Dieese, Paulo Alexandre de Moraes, a Accor é a maior rede hoteleira do Brasil. No mundo, a Accor tem mais de 160 mil funcionários e na América Latina possui mais de 10 mil.

 

No Brasil, a Accor possui 175 estabelecimentos – que representa 90% dos negócios da América Latina.

 

Já a Contracs tem base em 18 estabelecimentos da Accor, representando 10,3% da rede.

 

Além de apresentar os dados da rede, Moraes também apresentou dados da pesquisa do setor hoteleiro lançada em fevereiro pela Contracs. Para acessar o Estudo do Setor Hoteleiro, clique aqui.

 

Programação

Nesta quinta-feira ainda foram apresentadas a pesquisa de trabalho decente no setor hoteleiro realizada pelo Instituto Observatório Social com a ajuda da Contracs e a aplicação de outra pesquisa, elaborada pela AFL-CIO, para tratar da situação dos trabalhadores da Accor no Brasil.

 

Na sexta-feira, os participantes do encontro avaliarão as atividades da rede até o momento e planejarão atividades para 2013. Além disso, será discutida a nova coordenação.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Aposentômetro Conexão Sindical Condomínio Facebook Twitter Contracs Rede Brasil Atual Fecesc Fetrace Fetracom-DF Fetracom-PB Fetracs-RN Fetracs Fetracs RS Fenatrad Fetracom/MS Fenadados

Todos os Direitos Reservados © CONTRACS
Sede: Quadra 1, Bloco I, Edifício Central, salas 403 a 406 | Setor Comercial Sul | CEP: 70304-900 | Brasília | DF
Telefone:(55 61) 3225-6366 | Fax:(55 61) 3225-6280
Subsede: Avenida Celso Garcia, 3177 | Tatuapé | CEP: 03063-000 | São Paulo | SP
Telefones:(55 11) 2091-6620 / 2091-2253 / 2092-5515 / 2225-1368 | Fax:(55 11) 3209-7496
www.contracs.org.br | contracs@contracs.org.br