sexta-feira, março 29, 2024

16 de maio – Dia do Gari

Leia também

Este ano, os conhecidos Garis têm alguns motivos a comemorar. Nesta semana, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou o projeto de lei do Senador Paulo Paim (PT/RS), que concede aposentadoria especial para os garis e profissionais que atuam na limpeza urbana.

De acordo com o projeto, esses trabalhadores têm adicional de insalubridade pela atividade exercida e terão a possibilidade de se aposentar com 25 anos de serviço, pois os profissionais trabalham em contato permanente com o lixo urbano e estão expostos a características de insalubridade por ser uma atividade que expõe os empregados a agentes perigosos à saúde e à integridade física.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) apoia a luta em favor dos garis e parabeniza todos e todas os garis e trabalhadoras da limpeza urbana, que trabalham em prol de uma cidade mais limpa e mais saudável.

Além disso, a Contracs tem como sua bandeira de luta reiterada em seu 8º Congresso Nacional o apoio ao projeto de piso nacional para a categoria.

A confederação defende, sempre, melhores condições de trabalho e salários justos. Por isso, também fará pressão e mobilização para que o PL seja aprovado na Câmara.

spot_img

Últimas notícias