sábado, abril 20, 2024

Contracs realiza Encontro Nacional dos Trabalhadores/as em entidades sindicais

Leia também

Cerca de 10 dirigentes sindicais participam nesta semana do Encontro Nacional dos Trabalhadores/as em Entidades Sindicais promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Guarulhos, São Paulo.

Representam a Contracs o presidente Alci Matos Araujo e a Secretária de Relações do Trabalho Maria do Rosário Assunção.

Entre os temas debatidos na segunda-feira estão a formação sindical como ferramenta de luta de classe e de organização e assédio moral.

O encontro iniciou as atividades formativas buscando resgatar a luta dos trabalhadores do país, como forma de sensibilizar para a luta coletiva e de classe. O formador João Andrade apresentou o filme Ilha das Flores para iniciar os debates.

Após o debate, os participantes fizeram um trabalho em grupo ressaltando as conquistas dos trabalhadores até 1970 e, a partir das conquistas, se houve participação dos trabalhadores ou se foram instituídas por lei.

Com este contexto, o formador fez um resgate da história do Brasil, relatando as decisões a partir de pressões exteriores a favor do crescimento do capital.

Já a professora Lis Andrea Sobbol tratou do tema de assédio moral e iniciou a interação com o grupo questionando o que é possível mudar.

Segundo Lis, o assédio moral é inerente às condições do trabalho no mundo capitalista, pois quer o controle ideológico. Sendo assim, a professora explica que a competitividade passa a regular o mercado entre as empresas e dentro das empresas, acabando com a possibilidade de cooperar nas relações de trabalho e acentuando a individualização.

“As pessoas estão presas à sua subjetividade e confundem o que é projeto de vida com o que é projeto de empresa. Assim, o assédio moral surge nesse ambiente de competitividade e individualização em busca de um controle ideológico.” afirma Lis.

A professora sugere a busca de soluções coletivas como alternativa para o fim do assédio moral.

Nesta terça-feira, o encontro ainda abordará as dificuldades e avanços do setor e deve elaborar estratégias e ações da Contracs para o setor.

spot_img

Últimas notícias