quinta-feira, abril 18, 2024

Contracs participa de Dia de Ação Global contra Mc Donalds

Leia também

Manifestação aconteceu em 40 países, inclusive no Brasil

Se 15 de abril de 2015 foi marcado por lutas, reivindicações e mobilizações, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) fez sua parte. Desde as 9 horas da manhã, a Contracs e suas entidades filiadas do ramo hoteleiro e do comércio no estado de São Paulo marcaram presença para denunciar as práticas fraudulentas da maior empresa de fast-food do Brasil, a norte-americana Mc Donalds.

No vão livre do Masp, a concentração de diversas entidades sindicais atendiam ao chamado do sindicato global SEIU e lutavam de forma unitária e conjunta pelo respeito aos direitos trabalhistas e contra as práticas da multinacional. O ato, que faz parte da campanha #SemDireitosNãoÉLegal, aconteceu de forma simultânea em mais de 40 países – fato que demonstra que o desrespeito aos direitos dos trabalhadores/as da rede não acontece apenas no Brasil.

O diretor e coordenador do setor hoteleiro da Contracs, Antonio Carlos da Silva Filho, lembrou que o dia era de luta. “É um dia de luta, um dia de reivindicação, para que a empresa tome consciência das suas responsabilidades e pare de ferir o direito dos trabalhadores. Nós queremos que a empresa permaneça aqui no Brasil, mas respeitando os direitos dos trabalhadores. Em nome desse compromisso, companheiros, em nome das Centrais Sindicais – Nova Central, UGT, e a nossa Central Única dos Trabalhadores – agradeço os nossos sindicatos filiados pela luta de todos nós.”

Próximo ao meio-dia e com gritos de “trabalhadores unidos jamais serão vencidos”, cerca de dois mil trabalhadores/as e dirigentes saíram do Masp em direção a uma das unidades da rede, localizada na Avenida Paulista. Segundo os organizadores, a unidade escolhida foi a primeira a ser instalada no estado de São Paulo.

Em cima do carro de som, o presidente da Contracs/CUT Alci Matos Araujo, se dirigiu aos companheiros e companheiras que trabalhavam na loja: “Viemos mostrar para os nossos trabalhadores no Brasil que tem alguém aqui no Brasil que os representa de verdade como as entidades sindicais. E tiramos este dia para vocês companheiros e companheiras que estão dentro da loja exercendo a sua atividade funcional. Nós sabemos de vários acúmulos de funções que tem estes trabalhadores; horas extras que não são remuneradas; a determinação da gerência sobre a jornada móvel e variada, que escraviza e impede o direito dos trabalhadores, que promove o assédio moral e prejudica a saúde dos nossos trabalhadores que estão dentro da marca Mc Donalds no Brasil.”

Em tom de denúncia e provocando o debate com os passantes, Alci continuou: “Você, que passa aí na calçada, sabia que esta marca emite holerite fraudado, que esta marca às vezes em alguns lugares se a gente não fizer a luta dia a dia dá um hambúrguer como alimentação? Então, nós temos que ir à justiça para garantir uma alimentação digna para você, uma condição de salário melhor para você e sua família porque aí, dentro desta loja, a maioria dos trabalhadores/as estão na juventude, muitos deles sofrendo acidente provocado pela fritadeira, acidente pela chapa, acidente provocado pelo acúmulo de funções. Estes são os nossos gestos de denúncia.”

O ato seguiu com fala dos dirigentes presentes. Ao final, um caixão com o palhaço símbolo da rede de fast-food foi queimado e os personagens presentes ficaram presos como símbolo da escravização e precarização provocada pela rede junto aos seus trabalhadores e trabalhadoras.

Dia de Ação Global

A Contracs se mobiliza juntamente a UITA e a SEIU há três anos pelos direitos aos trabalhadores da rede multinacional. No entanto, o movimento é mais antigo e surgiu em 2002 em Nova Iorque. Entre as reivindicações americanas está a remuneração de US$ 15 por hora, já que a rede é uma das que pior paga em território norte-americano.

A Contracs ainda mobilizou, no Brasil, outras entidades sindicais do ramo de comércio e hotelaria que juntos protestaram pelo respeito aos direitos. Em Brasília, a mobilização pela manhã fez parte das atividades do Sindicom-DF e do Sindicato de Hoteleiros. Além disso, as entidades de Porto Seguro, Salvador e Manaus também realizaram atos localmente.

O ato em São Paulo reuniu os companheiros de Águas de Lindóia, Santos, Sorocaba, Osasco e outras cidades.

spot_img

Últimas notícias