Contracs promove seminário para entidades do ramo do comércio e serviços
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) realiza nesta semana o 2 Seminário Nacional de Saúde e Segurança, em Fortaleza (CE), com o objetivo de formar e conhecer as dificuldades enfrentadas pelos setores representados pela entidade.
Desta forma, a Contracs visa potencializar as ações dos sindicatos e federações filiados a partir das demanas nacionais expostas e encaminhadas no encontro. Além disso, a entidade pretende propor ações conjuntas que possam ser articuladas nacionalmente.
O encontro debaterá a política nacional de saúde e segurança do trabalhador, o assédio moral e sexual, a ergonomia do trabalho, a seguridade social e a saúde do jovem, da mulher e da população negra de forma a estender de forma mais ampla possível o alcance de seus debates na classe trabalhadora representada pela Contracs.
Para a Contracs, a saúde do trabalhador deve ser assumida como prioridade desenvolvendo ações articuladas com as demais secretarias da entidade e em todas as regiões do país. Neste sentido, o seminário vem de encontro com as deliberações congressuais da entidade.
Cartilhas
Como a Contracs tem como premissa eliminar, na origem, os riscos à saúde e ao meio ambiente e defende o direito à informação, o recuso ao trabalho perigoso à saúde e ao meio ambiente, a entidade lançará ao final do encontro, as cartilhas do NR-17 Anexos I e II.
O lançamento das cartilhas será realizado juntamente com um ato no Call Center da CONTAX, representande da Oi no centro de Fortaleza.