Para celebrar esta data tão especial, a central realiza no dia 29 de agosto JORNADA CULTURAL CUT 30 anos
O evento abre oficialmente as comemorações dos 30 anos da CUT com uma programação repleta de atividades: música, teatro, dança, poesia e literatura, vídeos, feira da economia solidária, oficinas de hip hop, reciclagem, entre outras, além de desfiles de moda e rodas de bate-papo sobre diversos temas.
A Jornada também inaugura a exposição Ilustraçõesdo Movimento Sindical, que conta a história da Central por meio de cartoons, charges e desenhos feitos durante esses 30 anos.
Aqui você pode acessar a programação completa.
Um pouco da história da Central Única dos Trabalhadores
A Central Única dos Trabalhadores foi fundada em 28 de agosto de 1983, no galpão que abrigou uma antiga companhia cinematográfica, hoje funciona no local o Pavilhão Vera Cruz.
O desafio de criar uma central única que reunisse trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, do setor público e privado faz surgir a CUT e, com ela, uma trajetória de lutas por democracia e justiça social.
A CUT nasce combatendo a ditadura militar, regime que perdurou no Brasil de 1964 a 1985, caracterizado pela ausência de democracia e marcado pela repressão à liberdade de expressão, perseguições, prisões, torturas e até mesmo assassinatos de pessoas que não concordavam com o sistema imposto pelos militares.
Apesar da forte repressão a sindicalistas e intervenções a sindicatos, a CUT nunca se esquivou da luta e tornou-se uma das protagonistas do processo de redemocratização do país. A luta dos trabalhadores e dos movimentos de vários segmentos da sociedade; como estudantes, mulheres, negros e negras, setores da igreja, personalidades do mundo artístico e acadêmico; derrotou a ditadura militar e, deu início em 1985, ao período democrático em nosso país, com eleições diretas para presidente.
Desde sua fundação, a CUT tem papel decisivo nas profundas transformações que vem ocorrendo no cenário político, econômico e social do Brasil, da América Latina e do mundo. A eleição de um operário à presidência da República em 2002 e em 2006 e, em 2011, da primeira mulher presidenta do Brasil, são resultados diretos das ações da CUT ao longo da história.
Nesses 30 anos, a CUT reafirma dia a dia sua luta em defesa da classe trabalhadora, por um país justo e igualitário, por uma vida digna a todos os brasileiros.
Somos fortes, somos CUT.
CUT: 30 Anos transformando o Brasil!