Evento ocorreu na subsede, nesta segunda-feira (10)
Durante a manhã de hoje (10), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) lançou o material de sua campanha de sindicalização para entidades filiadas no estado de São Paulo. Atividade faz parte da campanha nacional de sindicalização promovida por nossa central sindical, CUT.
Representantes dos sindicatos dos ramos estiveram presentes durante todo o evento para prestigiar o lançamento. Incluindo as trabalhadoras domésticas, que participaram da mesa da campanha, potencializando este setor.
Edmilson de Almeida Santos, do Sindimercados, disse achar muito importante a campanha, “Principalmente no setor de supermercados, porque as empresas são muito poderosas e é muito difícil de sindicalizar a categoria, é preciso mostrar aos trabalhadores a importância dos sindicatos para conquistar mais direitos a eles”. O representante do Seaac-SJC, Eduardo Pires, ressaltou que “O sindicato só tem base com a força dos trabalhadores, nós só conquistamos os direitos possíveis com eles ao nosso lado. Nosso sindicato vai lutar para bater a meta proposta pela Contracs e conseguir ainda mais sindicalizados”.
Membros da direção da confederação também participaram, sendo Djalma Sutero da Silva, secretário geral; Alexandre da Conceição do Carmo, secretário de comunicação; Antonio Carlos da Silva Filho, diretor e Alci Matos Araujo, presidente da Contracs. Estes também fizeram parte da mesa de abertura do evento.
Durante a abertura Alci agradeceu a presença de todos e lembrou que todos os estados participarão da campanha de sindicalização para alcançar o objetivo proposto pela CUT, aumentar 13% a representação sindical de cada entidade.
Alexandre parabenizou às mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher, que ocorreu no dia 08, e ressaltou a importância da paridade na campanha de sindicalização. Aproveitando a fala, o diretor Antonio Carlos também parabenizou às mulheres do movimento sindical e ressaltou que a luta pelo aumento de sindicalizados é diária e que a campanha é um modo de oficializar este processo, “Primeiro a campanha vem fortalecer os sindicatos de base e as federações, além da confederação. Nossa meta não é apenas atingir os 13% de novos filiados, mas mantermos uma luta constante para integrá-los”, finalizou o diretor.
Citando a importância da atividade em um dia tão próximo ao Dia 08 de março, Djalma iniciou suas falas. Aproveitou o momento para lembrar que as mulheres e os jovens precisam ser os focos dessa campanha para aumentarmos a representação destes dentro do movimento sindical.
“Considero muito importante para o crescimento das categorias que compõem a confederação. Com essa campanha, eu tenho certeza, que vamos fortalecer a confederação, os sindicatos e os próprios trabalhadores. É importante ressaltar a importância da Campanha de Sindicalização das Trabalhadoras Domésticas, porque vamos poder chegar à essa categoria que possui uma dificuldade de sindicalização, conseguindo aumentar a base delas”, concluiu.
Foram convidados a participar, junto à Alci, da mesa de lançamento da campanha de comércio e serviços e, também, da campanha de sindicalização das trabalhadoras domésticas do estado, o companheiro Alexandre e a companheira Estela Maria de Santana do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de São Paulo. Nesta foram apresentados os materiais que serão utilizados e meta de aumentar em 13% o número de sindicalizados.
Alexandre e Estela fizeram a leitura e apresentação dos materiais, como folders e cartazes, para que os presentes tivesse o conhecimento da campanha. Segundo o secretário de comunicação a alta rotatividade dos ramos faz com que os sindicatos precisem buscar novas estratégias de sindicalização que atraiam os trabalhadores e trabalhadoras. “A campanha vai dar mais visibilidade ao nosso trabalho. Precisamos persistir para enfrentar a grande mídia e, assim, conscientizar o trabalhador e a trabalhadora do papel fundamental deles na ação sindical”, finalizou.
Estela também agradeceu a oportunidade de estar presente durante o lançamento, “Tudo que aprendemos é importante para que possamos estar mais embasados na busca dos nossos direitos. A campanha vai nos auxiliar a trazer novas trabalhadoras para a nossa luta”.
Após a mesa a plenária foi aberta para que os convidados pudessem expressar suas experiências sobre sindicalização. Foram citadas algumas dificuldades das categorias na sindicalização, principalmente devido à rotatividade dos setores. A necessidade de intercâmbio entre dirigentes das categorias também foi lembrada, para que, assim, haja um maior embasamento de todos.
A Contracs reconhece a importância da presença de todas as categorias e de todos os sindicatos no estado que participaram, para que possamos efetivar nossa campanha de sindicalização, dentro do ramo.
Alci encerrou a apresentação relembrando as principais falas e ressaltando o compromisso entre as entidades e a confederação para que a campanha de sindicalização do setor de comércio, serviços e domésticas do estado de São Paulo seja efetiva. “A Contracs tem a tarefa de organizar as nossas categorias. Nos empenhamos para divulgar e motivar a campanha no nosso ramo, além de buscar os trabalhadores que não são sindicalizados. A importância fundamental da nossa campanha é termos sindicatos mais fortes, e sindicato forte é sindicato com trabalhador sindicalizado”, frisou ele.