sábado, maio 4, 2024

11 de agosto dia do garçom

Leia também

Eles são verdadeiras testemunhas de diversas histórias e por vezes precisam aturar choros, momentos de tristeza e excessos de alegria com muita descrição e profissionalismo

Cordialidade é seu segundo nome. Com um sorriso aberto e muita hospitalidade ele recebe a todos da melhor maneira possível, arruma aquela mesa especial, traz a bebida preferida, a comida saborosa e por vezes transforma-se em psicólogo de balcão. Nesta terça-feira, dia 11, o brinde vai para todos os garçons e garçonetes do Brasil. Hoje é dia do garçom!

Amigão, companheiro, brother, tio, grande, muitos são os apelidos que esses trabalhadores recebem. Eternizados pela música Garçom, interpretada pelo saudoso cantor brega Reginaldo Rossi, esses trabalhadores são verdadeiras testemunhas de diversas histórias e por vezes precisam aturar choros, momentos de tristeza e excessos de alegria, além de acompanharem os mais diversos tipos de comemorações e festejos, tudo isso regado de muita descrição.

Eles trabalham de domingo a domingo, sem horário fixo. A jornada de trabalho é um dos principais problemas da categoria que trabalha por muitas horas, aos fins de semana e feriados e que na maioria das vezes não tem hora para voltar para casa.

A falta de valorização também afasta esses profissionais, que atualmente estão cada vez mais raros. A gorjeta é outro problema, uma vez que a cobrança por parte da empresa ou o pagamento por parte do cliente não é obrigatório e por vezes não é repassado aos profissionais. As empresas precisam, por sua vez, respeitar a CLT – antes de implantar a cobrança dos 10% elas têm que consultar o Sindicato da categoria para firmar um acordo coletivo no qual ficará explícita a forma como a distribuição desta taxa de serviços se dará entre os empregados.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços se sensibiliza e se identifica com os anseios dos garçons e está na luta pela regulamentação do projeto que coloca fim às dúvidas e brechas sobre as gorjetas, pela regulamentação da profissão de garçom e pela ampliação de direitos desta categoria. A Contracs deseja a  todos os companheiros e companheiras parabéns pela data.  Estamos juntos na luta e na defesa da categoria!

spot_img

Últimas notícias