Contracs e empresa mantêm diálogo permanente
Na última quarta-feira (19), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) intermediou através do diálogo social um problema pontual que os trabalhadores/as do comércio de Fortaleza estavam enfrentando nas lojas da C&A.
Participaram da reunião o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo; o vice-presidente da Contracs e diretor do Sec Fortaleza Romildo Miranda; o secretário de saúde e segurança da Contracs e coordenador de mobilização e ação sindical do Sec Fortaleza, Domingos Braga Mota e o presidente do Sec Fortaleza Francisco Gonçalves Monteiro. A empresa C&A foi representada por Rodrigo Navarro e Carina Feliciano, do Departamento de Relações Sindicais da C&A.
O Sindicato dos Empregados no Comércio e Fortaleza (Sec Fortaleza) juntamente com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores no Comércio do Ceará (Fetrace) pontuaram alguns problemas locais.
Diálogo social
Desde o início do mês, a Contracs reiniciou as negociações junto à empresa facilitando a resolução de problemas junto às entidades filiadas. Segundo o presidente da Contracs, Alci Matos Araujo, é preciso manter as condições de trabalho digna aos trabalhadores e trabalhadoras da C&A, por isso, a Contracs decidiu acompanhar a resolução dos problemas em Fortaleza.
O presidente do SEC Fortaleza, Francisco Gonçalves Monteiro, espera um retorno positivo da situação apresentada através de um comprometimento por parte da C&A. Segundo ele, a reunião deixou uma esperança de solucionar os problemas pontuados pelo sindicato, pois a entidade defende trabalho digno para todos.
A C&A, que esteve presente na reunião através do Departamento de Relações Sindicais, pretende estreitar a relação com as entidades sindicais. Com a reunião, a empresa marcou sua disponibilidade em atender os sindicatos e a Contracs na busca de soluções em favor dos trabalhadores/as representados pelas duas entidades.
Ao final da reunião, o secretário de saúde e segurança do trabalho da Contracs e diretor do Sec Fortaleza, Domingos Braga Mota, entregou um documento listando os problemas apresentados de forma mais detalhada.
A empresa se comprometeu a analisar o documento e verificar os problemas apontados nas lojas. O objetivo é de que as questões sejam solucionadas em 15 dias. o SEC Fortaleza se comprometeu a não realizar manifestações nas lojas durante este período.