terça-feira, abril 23, 2024

Contracs entrega pauta de reivindicações à empresa Accor

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Pontos consideram questões de saúde e segurança dos trabalhadores, não terceirização de atividade-fim, acesso das entidades sindicais aos locais de trabalho e manutenção do diálogo social

Nesta quinta-feira (13), a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) reuniu-se com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) para, juntas, entregarem uma pauta de reivindicações para a empresa Accor.

Entre os pontos principais da pauta estão termos de promoção da saúde e segurança das trabalhadoras camareiras incluindo a emissão de CAT, o fornecimento de equipamentos de proteção individual, respeito à Convenção 155 da OIT, limitação do número de quartos a serem limpos e arrumados e o pagamento de adicional de insalubridade, no grau máximo, para as camareiras que executem serviços de limpeza e higienização.

Além disso, a pauta reivindica: a implantação de meios efetivos de combate ao alto índice de assédio moral e sexual, a adoção de processos de readaptação e reabilitação profissional, o respeito à Convenção 158 da OIT pela permanência no emprego e a celebração de PLR em todos os hotéis da rede com pagamento mínimo de 2 pisos da categoria.

A Contracs e a Contratuh também solicitam que a empresa não terceirize atividades-fim, garanta o livre acesso dos sindicatos em todos os setores dos hotéis e mantenha uma mesa permanente de diálogo social com as confederações.

De acordo com Marcelo Batista Silva, coordenador da Rede Sindical de Trabalhadores da Accor, a pauta foi construída com o auxílio dos sindicatos que tem em sua base a representação dos trabalhadores nos hotéis da rede. “Foram os sindicatos que indicaram os problemas principais enfrentados pelos trabalhadores. Diante das informações, a Contracs e a Contratuh elaboraram a pauta em conjunto.” Marcelo destacou ainda a participação de Jana Silverman, da entidade internacional AFL-CIO, na construção da proposta entregue à Accor.

A empresa se comprometeu em retornar com uma contraproposta em até 30 dias.

Para o coordenador da rede, o principal destaque da pauta é a manutenção do diálogo social entre a empresa e a Contracs. Segundo ele, o diálogo social deve garantir a saúde e segurança do trabalhador assim como o livre acesso dos sindicatos nos hotéis da rede para realizar o trabalho sindical.

Marcelo avaliou a entrega da pauta como positiva e espera que a receptividade demonstrada pela empresa, representada na reunião pelo supervisor de relações trabalhistas Daniel Batistini, se reverta a favor dos trabalhadores. “A entrega da pauta demonstra a evolução do trabalho da rede no sentido de buscar a representação dos trabalhadores, ampliar e garantir direitos.” O coordenador destacou ainda que é a primeira vez que a rede entrega uma pauta de reivindicação para a empresa. “Estamos buscando concretizar o diálogo social a fim de buscar a garantia de direitos.” finalizou.

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