quinta-feira, março 28, 2024

Contracs solidariza-se com trabalhadores do comércio de materiais de construção da Colômbia

Leia também

Delegados da 4ª Conferência Regional da UNI conheceram problemas laborais da empresa

Os dirigentes sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) que participam da 4ª Conferência Regional da UNI, na Colômbia, participaram de um ato em favor ao respeito aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da Sodimac, uma empresa que comercializa materiais de construção.

Os dirigentes sindicais brasileiros, assim como os demais delegados, participaram de um ato de mobilização e reivindicação pelos direitos dos trabalhadores colombianos como parte do programa da Conferência.

De acordo com as denúncias do SintraSodimac, o sindicato nacional dos trabalhadores da Sodimac na Colômbia, os comerciários estão sofrendo com sobrecarga de trabalho, extensas jornadas de trabalho, baixos salários assim como sofrem com sanções permanentes, demissões e perseguição laboral e sindical.

O Sindicato local também denunciou a discriminação e perseguição sindical que os dirigentes do sindicato têm sofrido. De acordo com o SintraSodimac, seus membros têm sofrido assédio, discriminação e demissões com o objetivo de enfraquecer a organização dos trabalhadores.

Em carta ao Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, a Contracs – por meio de seu presidente Alci Matos Araujo, que também participou do ato – salientou a necessidade de a empresa Sodimac, que também tem operação na base de representação da confederação brasileira, respeitar as condições dignas de trabalho assim como respeitar as convenções internacionais do trabalho já ratificadas pela Colômbia que garantem direito à liberdade sindical e proteção ao direito de sindicalização (C 87), direito de sindicalização e negociação coletiva (C 98) e repouso semanal no comércio e nos escritórios (C 106).

Para ler a carta enviada ao Presidente da Colômbia, clique aqui.

Leia mais:
Contracs participa da 4ª Conferência da UNI Américas

Contracs e UFCW devem unir esforços contra abusos do Walmart

spot_img

Últimas notícias