quarta-feira, abril 24, 2024

Contracs participa da 20ª reunião do Comitê Executivo da Uni Américas

Leia também

Evento aconteceu no Uruguai e contou com representantes de 16 países

A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs/CUT) participou da 20ª Reunião do Comitê Executivo da Uni Américas, que aconteceu dias 5 e 6 de julho, em Montevideo (Uruguai), e contou com a participação de representantes de 16 países.

Durante os dois dias de reunião foram tratados assuntos dos mais diversos seguimentos do movimento sindical, encaminhamentos de demandas oriundas da 4ª Conferência realizada em Medelín em dezembro de 2016 como a questão imigratória nas Américas, plano de trabalho para o biênio 2017/2018, finanças e administração e eleição do novo conselho diretivo, dentre outros temas.

Um dos pontos mais debatidos durante o evento foi a situação de retrocesso político e econômico verificado em vários países, onde governos de direita e golpistas atentam de forma deliberada contra a democracia, o movimento sindical e os direitos da classe trabalhadora.

Ainda durante a reunião, a central sindical uruguaia anunciou a realização de uma jornada em defesa da democracia no continente, a realizar-se naquele país, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2017, com a presença de Lula, Dilma, Mujica, Evo Morales e outros líderes progressistas da América Latina. A jornada constará de atividades de rua, fórum de debates e a consolidação de uma frente de combate ao retrocesso em franco avanço na região.

A 20ª reunião do Comitê executivo foi coordenada pelo presidente da UNI Américas Rubén Cortina e contou com a participação do Secretário Geral regional, Marcio Monzane e o Secretário Geral mundial, Philip Jennings.

A Contracs foi representada na reunião pelo secretário de relações internacionais, Eliezer Gomes, que durante a reunião fez um relato sobre as ações realizadas pela entidade no país além de discorrer sobre a atual conjuntura política e econômica vivenciada no Brasil pós-golpe.

spot_img

Últimas notícias