Encontro em São Paulo oficializa discussão para avançar em direitos
Dirigentes da Contracs (Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) receberam na manhã desta quinta-feira (21), na subsede em São Paulo, a representação do Carrefour para dar início à discussão sobre a PLR (participação nos lucros e resultados).
A empresa trouxe à mesa de negociação propostas que visam beneficiar com remuneração os trabalhadores frente ao aumento das vendas e a redução de perdas e danos neste período de crise. Para a confederação, porém, qualquer proposta deve ter como referência a manutenção da saúde e segurança do trabalhador, apontou o dirigente da Confederação, Alci Matos.
“Não iremos aceitar, sob hipótese alguma, que o alcance de metas esteja vinculado à exploração do trabalhador e acreditamos que esse diálogo deve marcar o início de uma discussão sobre outros temas como ampliação de direitos e melhoria nas condições de trabalho”, falou.
Após esse primeiro encontro, a Contracs submeterá as propostas às bases representadas pelo Comitê Nacional dos Trabalhadores Empregados do Carrefour, que participará ativamente da negociação, e também a análises técnica e jurídica da pauta.
Também presente no encontro, o secretário de Relações Internacionais da Confederação, Eliezer Gomes, ressalta a oportunidade de garantir em conquistas num momento de grande desafio para o movimento sindical. “A reunião foi muito importante também para melhorar cláusulas sociais, que têm sido um desafio de todas as negociações, e avançar neste momento de crise em uma negociação favorável aos trabalhadores”, disse.