Presidente Alci Matos estará também à frente de entidade que organiza trabalhadores no Mercosul
Os dirigentes da Confederação dos Sindicatos do Comércio do Mercosul (Unicom) definiram nesta terça-feira (18), durante reunião da executiva em Buenos Aires (Argentina), o presidente da Contracs, Alci Matos, para estar à frente da confederação durante o próximo mandato.
Até setembro de 2019, ele comandará a confederação fundada em setembro de 2017, que reúne dirigentes sindicais do comércio do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile e está ligada à UNI América.
Parte da comissão brasileira que incluiu também o secretário de Relações Internacionais da Contracs, Eliezer Pedrosa, e a representante do Sindicato dos Comerciários de Camaquã (RS), Taline Araújo, Alci defendeu a necessidade de as organizações sindicais discutirem alianças internacionais em defesa do progresso.
“Cada vez mais as entidades que possuem braços internacionais se tornam importantes para, neste momento em que cresce a discriminação contra os imigrantes, discutirmos como tratamos nossas fronteiras, equiparação de gêneros, roubos de nossos direitos. Sabemos da importância que o Brasil possui na geopolítica mundial e, por isso, devemos fazer nossa lição de casa de reorganizar a luta da classe trabalhadora em parceria com nossos aliados internacionais”, apontou.
O encontro segue até esta quarta-feira com discussões sobre a integração internacional dos comerciários, táticas de negociação e a definição do plano de trabalho da Unicom no próximo período.