A atividade será realizada em formato virtual e contará com a participação de delegados e observadores representando todas as regiões brasileiras
A defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, da democracia da vida e da dignidade serão destaques da 4ª Plenária Nacional Estatutária Ligia Deslandes da Contracs, que acontece entre os dias 13 e 15 de setembro. A atividade será realizada em formato virtual e contará com a participação de delegados e observadores representando todas as regiões brasileiras.
Além de dirigentes do ramo do comércio e serviços, durante os três dias, a programação contará com relevantes participações que fortalecerão o debate sobre as conjunturas nacionais e internacionais, bem como dos principais problemas vivenciados pelos trabalhadores e trabalhadoras do setor.
Questões como a organização sindical em tempos pandêmicos, a sustentabilidade das entidades representativas de classe e os limites e desafios das Convenções Coletivas de Trabalho, estão entre os temas que serão discutidos e analisados sob diversos aspectos.
Segundo o presidente da Contracs, Julimar Roberto, o ramo do comércio e serviços foi um dos mais prejudicados com a pandemia e a crise econômica. Por isso, ele acredita que esse é um momento de reinvenção e buscas de alternativas para os problemas do setor e (re) organização dos trabalhadores e trabalhadoras.
“O desemprego, a volta da inflação e da fome, o aumento dos preços do gás de cozinha, da cesta básica de alimentos, dos combustíveis, e as centenas de milhares de vidas perdidas, nos remeteram a um cenário de caos absoluto. Sem contar com os desmandos do governo federal que retiraram inúmeros direitos sociais, nos remetendo a um estado de completa insegurança e precarização do trabalho”, pontuou o dirigente.
As atividades iniciam-se nesta segunda, às 8h, através de um link, da plataforma Zoom, enviado a todos os inscritos.