O encontro reuniu dirigentes e lideranças nacionais para discutir e avançar no plano de lutas que norteará os próximos passos da Confederação e suas entidades filiadas
Com mais de 250 delegados e delegadas inscritos e muitas análises e debates, a Contracs encerrou, nessa quarta (15), sua 4ª Plenária Nacional Estatutária. O encontro, realizado por meio da plataforma Zoom, reuniu dirigentes e lideranças nacionais para discutir e avançar no plano de lutas que norteará os próximos passos da Confederação e suas entidades filiadas.
Na primeira mesa de debates, os questionamentos giraram em torno do que muda com a Lei Geral de Proteção de Dados. O tema contou com a exposição de Débora Sirotheau, conselheira no Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (ANPD).
A palestrante enumerou os principais pontos da legislação que completa um ano e disse que o Brasil ainda engatinha na questão do respeito à privacidade e outras especificidades da medida regulatória.
Também apresentou orientações de como as entidades sindicais deverão lidar com a coleta, armazenamento de proteção de dados dos sindicalizados.
“Precisamos respeitar todos os princípios da lei e nos adequarmos a eles. Que tal começarmos avaliando se não estamos coletando dados desnecessários dos nossos sindicalizados”, instigou.
Por se tratar de um assunto muito extenso e levantar inúmeros questionamentos, ficou colocada a proposta de realização de um seminário específico para o tema.
Na segunda mesa da manhã, aconteceu a votação das propostas sugeridas pelos sindicatos ao Plano de Lutas e Estratégias, bem como das emendas incluídas nos três dias de debates.
Ao final, o presidente da Contracs, Julimar Roberto, agradeceu aos participantes e demonstrou satisfação com o resultado da Plenária.
“Vencemos mais esse desafio, de realizar uma plenária virtual de forma democrática e participativa. Todos os nossos delegados e delegadas estão de parabéns pela assiduidade e engajamento. E encerramos na certeza de estarmos mais fortes, organizados e com um plano de lutas consistente”, finalizou.