16A atividade também foi marcada pela aprovação da “Declaração do Congresso de Buenos Aires”
Uma equipe de dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT) participou, junto a outros 270 delegados, do II Congresso da Confederação dos Sindicatos do Mercosul que ocorreu nesta terça (14) na Cidade de Buenos Aires, capital da Argentina. O evento contou com representantes de sindicatos mercantis da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile.
Sob o lema “Mercosul: Tempo de Avançar”, lideranças e especialistas trocaram uma série de abordagens sobre os problemas e as inúmeras transformações que foram geradas como consequência da pandemia e a crise por ela desencadeada.
A atividade também foi marcada pela aprovação da “Declaração do Congresso de Buenos Aires”, ratificando que o movimento operário constitui uma peça fundamental para a reconstrução do sistema produtivo.
Por fim, concluiu-se que é de obrigação das lideranças do ramo redirecionarem e canalizarem a reivindicação coletiva para um objetivo preciso: o de gerar mecanismos claros e eficientes que permitam ao Mercosul um espaço produtivo, com estabilidade política e sem descuidar das demandas dos trabalhadores e trabalhadoras.