sexta-feira, outubro 4, 2024

Juliana Oliveira eleita presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Criciúma e Região

Leia também

Eleição marca início de uma nova era e reaproxima a entidade à Federação dos Comerciários

A eleição do Sindicato dos Empregados no Comércio de Criciúma e Região, realizada nos dias 8 e 9 de dezembro, mobilizou o movimento sindical do Sul do estado e, também, os sindicatos de trabalhadores do comércio de toda Santa Catarina e assegurou a mudança na direção colocando a companheira Juliana de Oliveira Matias na presidência da entidade. Foram 219 votos na Chapa 2, de oposição, contra 164 da Chapa 1, encabeçada pelo atual presidente Gelson Gonçalves. Uma virada histórica, que não só coloca a primeira mulher na presidência do Sindicato, como coloca fim a um ciclo de 43 anos da desgastada presidência atual da entidade.

A FECESC e seus sindicatos filiados apoiaram esta mudança e se mobilizaram durante o processo eleitoral, colaborando na realização das eleições. Para o presidente da FECESC, Francisco Alano, “É preciso parabenizar os comerciários de Criciúma que decidiram integrar a Chapa 2 para construir um novo Sindicato, que realmente represente os trabalhadores de Criciúma e fortaleça o movimento dos comerciários em todo o estado.”

Na avaliação do presidente da FECESC, este resultado se deve ao trabalho excepcional realizado pela Chapa 2, principalmente a companheira Juliana de Oliveira Matias e os companheiros Marguel Carvalho e Marcelo Ramos de Jesus, que visitaram os locais de trabalho e os aposentados, em suas casas, realizando um trabalho de conscientização e convencimento.

“Estamos felizes com o resultado deste processo eleitoral, do qual o movimento sindical de Criciúma como um todo sai fortalecido, pois todas as categorias na região se uniram, independente de Central Sindical, em torno da Chapa 2. Da mesma forma, o ramo da FECESC sai muito fortalecido deste processo e, principalmente, os comerciários de todo o estado, que viram a diretoria anterior do Sindicato de Criciúma firmar acordos prejudiciais aos trabalhadores, através de acordos com os patrões que prejudicavam todas as demais negociações”, afirmou Francisco Alano.

A eleição

O diretor da Executiva Neudi Antonio Giachini, que coordenou os trabalhos dos sindicatos filiados à Federação que participaram das eleições, destacou o trabalho coletivo durante o processo eleitoral em que Sindicatos das mais diversas categorias na região Sul apoiaram a Chapa 2 dos Comerciários, como dos Químicos e Plásticos de Criciúma; Mineiros de Criciúma, Siderópolis e Lauro Muller; Saúde de Criciúma; Municipários de Criciúma, Içara e Forquilhinha; Asseio e Conservação, Vigilantes, Metalúrgicos, Postos de Combustíveis, Construção e Mobiliário e Ceramistas, Bancários e Trabalhadores em Cartórios, todos de Criciúma.

A Federação dos Comerciários e seus 26 Sindicatos filiados apoiaram a Chapa 2 e estiveram presentes em Criciúma, para auxiliar na fiscalização e coleta de votos, diretores da Executiva da FECESC e dos Sindicatos dos Comerciários de Araranguá, Balneário Camboriú, Concórdia, Curitibanos, Florianópolis, Itapema, Palhoça, São José, Tubarão e Xanxerê e o SEEF. Na avaliação de Giachini, a Comissão Eleitoral fez um bom trabalho e o processo foi transparente. “O que teve de dificuldade, que vale à pena ressaltar, é o baixo número de associados ao Sindicato com direito a voto, sendo quase 50% aposentados”, ressaltou.
A apuração foi realizada na sexta-feira, dia 9, e a vitória da Chapa 2 foi comemorada com queima de fogos e a nova presidente, Juliana de Oliveira, foi carregada nos ombros de um dos integrantes da diretoria eleita.

 

Reintegração à FECESC

O Sindicato dos Comerciários de criciúma é a entidade de origem do presidente da FECESC Francisco Alano, mas estava afastado da Federação depois de desentendimentos sobre a forma como o Sindicato conduzia as negociações coletivas, com prejuízos aos trabalhadores de criciúma e às demais negociações em todo o estado. Nestes anos de afastamento, duas outras tentativas de oposição no Sindicato foram apoiadas pela FECESC e, de acordo com Francisco Alano, na primeira houve uma alteração feita pela então diretoria nos estatutos da entidade, impedindo a oposição e, na segunda, houve a atuação dos empresários locais para manutenção da diretoria, do Sindicato.

Agora, a oposição nasceu a partir de cinco integrantes da atual diretoria, que reagiram contra os desmandos do presidente Gelson Gonçalves e, com uma boa dose de renovação, reuniram esta nova diretoria, agora eleita e que toma posse em janeiro de 2023. “Esta nova diretoria se originou a partir da incompetência e desmandos da atual, que causou prejuízos à categoria por muitos anos e, também, pela forma autoritária como Gelson tratava os outros diretores e os funcionários do Sindicato. Ele parou no tempo, nunca inovou e se isolou num trabalho incompetente”, afirmou o presidente da FECESC.

Este processo eleitoral e a vitória da chapa 2 significaram a reaproximação do Sindicato dos Comerciários de Criciúma ao ramo da FECESC, fortalecendo assim a Federação e todo o movimento dos comerciários no estado. “Foi uma eleição com importância muito grande para todos nós e eu, pessoalmente, considero uma vitória extraordinária contra os desmandos que o Gelson promovia; saímos fortalecidos e esperançosos de novos tempos para os comerciários de Criciúma e de Santa Catarina, acompanhando o recomeço que teremos para o país em 2023”, comemorou Alano.

Fonte: Fecesc

spot_img

Últimas notícias