Representando uma importante base de trabalhadores e trabalhadoras em hotéis, bares e restaurantes de São Carlos (SP) e região, o Sintshogastro – SCR se une à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT) e à CUT, fortalecendo a luta de classes no Brasil.
A decisão foi consolidada em assembleia da categoria, na manhã desta segunda (13) e contou com as presenças do presidente da Contracs, Julimar Roberto, e do vice, Antônio Carlos. No ato, o Sinstshogastro – SCR também se filiou à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
“As conquistas trabalhistas e sociais somente aconteceram devido à luta coletiva, por isso essa filiação é tão importante. Passamos por anos esmagadores para o movimento sindical e para os direitos da classe trabalhadora e, agora, com o novo cenário político do país, estamos nos reorganizando”, disse Julimar.
Em todo o país, a categoria enfrentou muitos desafios, agravados, principalmente, pela pandemia da covid-19. Milhares de postos de trabalho foram fechados e muitos não reabriram. Os que voltaram a funcionar, não ofereceram as condições de segurança necessárias para preservar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do ramo de hotelaria, bares e restaurantes, o que acarretou na perda de muitas vidas.
Além disso, devido à crise e ao crescimento exacerbado do desemprego, as relações de trabalho se tornaram mais abusivas, com diminuição de salários e aumento da carga horária trabalhada.
“Sabemos que os prejuízos sofridos nos últimos anos demorarão para ser restituídos e, infelizmente, muitos companheiros e companheiras não estarão conosco para comemorar cada nova vitória. Mas demos um importante passo com a eleição de um presidente da República que representa a classe trabalhadora e que se mostrou aberto ao diálogo. Agora, é fortalecer a unidade e manter a mobilização para avançar”, ressaltou o presidente da Contracs.