sábado, abril 27, 2024

24 de fevereiro – Dia em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto

Leia também

24 de fevereiro de 1932 é um momento histórico para as mulheres brasileiras. Foi nesse dia que elas conquistaram o direito ao voto no país, após anos de luta e mobilização. Desde então, essa data é lembrada como o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil.

A luta pelo direito ao voto para as mulheres teve início no final do século XIX, quando movimentos feministas começaram a surgir em todo o mundo. Em nosso país, a primeira organização feminista foi criada em 1910, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), que lutava pelo direito ao voto, à educação e ao trabalho para as mulheres.

Apesar da pressão dos movimentos feministas, o direito ao voto para as mulheres demorou a ser conquistado no Brasil. O estado pioneiro nesse sentido foi o Rio Grande do Norte, local que aprovou uma legislação que garantia o direito de voto às mulheres: essa era a Lei Estadual 660, de 25 de outubro de 1927. Esse acontecimento foi explorado pela Federação Brasileira pelo Progresso Feminino para que esse direito se estendesse às mulheres de todo o país.

Foi então que, em 24 de fevereiro de 1932, com a aprovação do Código Eleitoral Brasileiro (Decreto n.º 21.076), foram abolidas as restrições de gênero ao voto. Desde então, as mulheres têm se consolidado como uma força importante na política em nosso país. A cada eleição, aumenta o número de mulheres eleitas para cargos políticos. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para que a igualdade de gênero seja uma realidade nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

A presença das mulheres em cargos de poder e de tomada de decisões é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Elas representam metade da população brasileira e têm o direito – e o dever – de participar ativamente da vida política do país.

Além disso, é importante lembrar que a luta pela igualdade de gênero não se restringe à política. As mulheres ainda enfrentam desigualdades em diversas áreas, como no mercado de trabalho, na educação e na saúde. É fundamental que a sociedade como um todo se engaje na luta pelos direitos das mulheres, para que possamos construir um futuro mais justo e igualitário para todos.

Por isso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT – Contracs-CUT -, parabeniza todas as mulheres pelo Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Essa data representa não apenas uma vitória histórica, mas também um lembrete de que ainda há muito a ser feito para que as mulheres tenham seus direitos respeitados e sua voz ouvida em todas as esferas da sociedade. Somente assim, poderemos construir um mundo mais justo e igualitário para todos, todas e todes.

spot_img

Últimas notícias