quinta-feira, outubro 10, 2024

Trabalhadores no comércio e serviços são representados nas deliberações do Conselho Nacional de Saúde

Leia também

Nesta terça (27), está acontecendo o segundo dia da 210ª Reunião Ordinária da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde – CIRHRT/CNS –, com a participação efetiva da Contracs-CUT, representada por sua secretária de Promoção da Igualdade Racial, Paloma Santos.

O Conselho Nacional de Saúde é uma instância colegiada deliberativa, composta por representantes do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários do sistema de saúde, que tem como objetivo formular e acompanhar a implementação das políticas públicas de saúde no país.

Segundo Paloma, a presença da Contracs-CUT nessa reunião permite que as demandas e necessidades específicas dos trabalhadores do comércio e serviços sejam ouvidas e consideradas na formulação dessas políticas públicas de saúde, de forma mais justa e inclusiva, e que levem em conta a diversidade social, étnica e racial da população brasileira.

“Os trabalhadores do comércio e serviços são essenciais para o funcionamento da economia do país e muitas vezes estão expostos a riscos de saúde em seu ambiente de trabalho. É fundamental que esses trabalhadores estejam representados no Conselho Nacional de Saúde para que possam ter voz nas discussões e decisões relacionadas à saúde e segurança no trabalho”, disse.

Além disso, o Conselho Nacional de Saúde tem um papel importante na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo e que tem como princípio fundamental a universalidade, equidade e integralidade do atendimento à saúde. O SUS é um patrimônio da sociedade brasileira e sua manutenção e aprimoramento dependem da participação ativa da sociedade civil e dos trabalhadores da saúde.

Portanto, a participação da Contracs-CUT e de outras organizações representativas dos trabalhadores no Conselho Nacional de Saúde é fundamental para a defesa dos direitos dos trabalhadores e para a construção de um sistema de saúde mais justo e inclusivo para toda a população brasileira

spot_img

Últimas notícias