quinta-feira, março 28, 2024

Não há democracia sem as mulheres

Leia também

A vida das mulheres sempre foi de luta. Seja por direitos, por oportunidades, por lugares de fala, por reconhecimento. Para elas, nada nunca veio de graça. Infelizmente, tem muita gente que pensa que tudo não passa de “mimimi”. Mas será mesmo?

Para se ter uma ideia, a primeira eleição no Brasil aconteceu 32 anos após Cabral ter desembarcado, em 1532. Os homens da época – na primeira vila fundada na colônia portuguesa, São Vicente, em São Paulo – foram às urnas pela primeira vez na nação recém-descoberta. As mulheres precisaram esperar 400 anos pelo mesmo direito.

Outro triste fato é se pensarmos que, desde a proclamação da República, passaram por nosso país 38 presidentes e, apenas, uma presidenta. Mas como, se 51,8% da nossa população é formada por mulheres? Realmente, a conta não bate!

Nas eleições de 2022, elegemos 91 deputadas federais. Apenas 17,7% do total de 513 parlamentares escolhidos através do voto popular. Para o Senado, apenas quatro mulheres foram eleitas, enquanto 23 homens também ascenderam ao cargo.

Mas mesmo sendo minimizada – a todo custo -, a atuação das mulheres sempre foi fundamental na luta por direitos e em defesa da democracia. Um levantamento do portal Poder360, realizado com base nas pesquisas eleitorais às vésperas das eleições, apontou que Lula foi eleito por pobres, nordestinos e, principalmente, mulheres. Quando a opressão, a barbárie, o autoritarismo e todo o mal representado pela figura do ex-presidente batia à porta, foram elas que a trancaram a sete chaves.

E tanto ainda há para ser conquistado. Seja no Congresso Nacional, nas câmaras legislativas, nas prefeituras, nos estados, nos locais de trabalho e até mesmo nos lares, ainda tentam invisibilizar a participação feminina. Até mesmo nas entidades sindicais, os locais de fala são menores para as mulheres.

Mas esse 8 de Março traz um novo clamor para que não esmoreçam. Assim como lutaram pelo direito à vida, à educação, ao voto, à cidadania, continuem defendendo a igualdade e ocupando mais espaços de decisão. Já ficou claro que, sem as mulheres, não há democracia.

Neste Dia Internacional das Mulheres, que é um marco de resistência da luta feminista, nosso desejo é que, não só celebremos, mas que também lutemos. Lutemos até que todas as mulheres sejam respeitadas, vistas, ouvidas e consideradas. Elas existem, resistem e não pararão!

A luta é de todas e para todas!

Feliz Dia de Luta das Mulheres! Pois, se tem uma coisa que elas fazem bem demais, é lutar!

 

spot_img

Últimas notícias