quinta-feira, setembro 19, 2024

Deslizamento após chuva em Manaus mata ao menos oito pessoas. Quatro crianças

Leia também

Prefeitura da capital do Amazonas diz que as casas soterradas foram construídas em área de alto risco. Lula agenda audiência para buscar soluções.

Pelo menos oito pessoas morreram após um deslizamento de terra atingir ao menos 11 casas na Comunidade Nova Floresta, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus. De acordo com as autoridades, foram encontrados os corpos de quatro pessoas adultas e de quatro crianças. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Metade das vítimas pertencia a uma mesma família. Os corpos de uma mãe e sua filha foram encontrados abraçados sob os escombros.

O desastre ocorreu após fortes chuvas que caíram no início da noite do domingo (12) na capital do Amazonas. A prefeitura de Manaus informou que as casas atingidas pelo deslizamento de terra foram construídas na parte debaixo de um barranco.

As buscas seguiram ao longo da madrugada desta segunda-feira (13), mas foram encerradas pelos bombeiros na manhã, baseados na informação de que não havia mais vítimas soterradas. Há, contudo, previsão de mais chuvas para as próximas horas em Manaus. O prefeito David Almeida (Avante) informou que a região onde ocorreu o desmoronamento é de alto risco e há mais de 62 áreas nessa mesma situação na capital manauara.

Audiência com Lula

Em entrevista no local do acidente, David Almeida afirmou que trabalha para evacuar a área e retirar os moradores do local. Ele ainda confirmou que terá uma audiência, nesta terça (14) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir os problemas das áreas de risco. O encontro foi marcado pelo coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz (PSD).

O prefeito também quer pleitear recursos da União para reforçar as ações de enfrentamento. “Nós temos mais de mil áreas como essa em Manaus. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Agora, buscamos mais investimentos para investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas”, alegou. O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), também foi ao local para acompanhar os trabalhos de socorro.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou nota apontando que as chuvas intensas e concentradas tornam as encostas de Manaus suscetíveis a deslizamentos. E que o aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme provoca o encharcamento do talude e a consequência são os deslizamentos de terra.

Fonte: Redação da RBA

 

spot_img

Últimas notícias