A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT) vem esclarecer que, nessa segunda-feira (20), o Grupo “Lojas Americanas” apresentou seu plano de recuperação judicial à 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro.
Em que pese uma menção genérica de que o grupo busca sua recuperação econômica e a manutenção dos quase 100 mil empregos diretos e indiretos, não está claro se a empresa pretende fechar estabelecimentos, ou mesmo, reduzir seu quadro de empregados.
Considerando a repercussão social e o âmbito territorial nacional do Grupo Econômico, entendemos que são necessários maiores esclarecimentos e o compromisso explicito das “Lojas Americanas” em garantir a manutenção dos postos de trabalho e por consequência os empregos de milhares de trabalhadores espalhados Brasil afora.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT), bem como suas entidades filiadas, conclamam as Lojas Americanas para firmar compromissos na garantia dos empregos de todas as trabalhadoras e trabalhadores.