O governo de Honduras anunciou neste domingo (11) que apresentou solicitação formal de adesão ao Banco de Desenvolvimento dos Brics. O pedido foi entregue durante reunião entre a presidenta do país centro-americano, Xiomara Castro, e a brasileira Dilma Rousseff, mandatária da instituição financeira do grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“A presidenta Xiomara Castro visitou a presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento dos Brics, Dilma Rousseff, em Xangai, que recebeu formalmente o pedido de entrada de Honduras na organização. Nos próximos dias, uma Comissão Técnica do governo viajará para dar início ao processo”, divulgou o governo hondurenho em post publicado pelo Twitter.
Relações diplomáticas
De acordo com o Opera Mundi, Castro está na China, sede do banco dos Brics, em visita oficial para iniciar relações diplomáticas com o país asiáticos após romper com Taiwan no final de março. Na ocasião, representantes dos dois governos assinaram comunicado comprometendo-se a desenvolver laços amigáveis com base nos princípios de respeito mútuo pela soberania e integridade territorial, não agressão, não intervenção nos assuntos internos do outro, igualdade, relações mutuamente benéficas e coexistência pacífica.