sexta-feira, junho 21, 2024

Intenção de Consumo das Famílias aumenta e sinaliza melhora do Brasil

Leia também

Por Julimar Roberto:

O trabalho árduo do governo Lula e sua equipe continua gerando bons frutos para o povo brasileiro. Além dos vários indicadores positivos já comentados aqui nesse espaço, agora um novo dado traz fôlego e comprova melhora da economia do país.

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou em 2,6 % no mês de junho. Se comparado ao mês de abril de 2021, a alta foi de 23,7%. Esse é o terceiro aumento consecutivo do indicador e também o maior nível desde março de 2020.

Segundo os dados, o avanço na IFC em junho foi maior entre as pessoas de renda média e baixa, com avanço de 3,1% em comparação aos consumidores de renda alta, que teve crescimento de 2,2%. A pesquisa aponta ainda que 52% dos entrevistados acreditam que, no próximo período, terão empregos melhores e com melhores condições.

Isso mostra que as famílias brasileiras estão otimistas com o cenário em relação ao consumo e que confiam no governo eleito nas urnas. Mais que isso, acreditam que a gestão de Lula possibilitará a geração de empregos com diretos, melhores salários e, consequentemente, mais qualidade de vida, algo que nos havia sido retirado no último período.

Segundo da CNC, a sucessiva queda da inflação é uma das principais causas do maior otimismo. Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também tem apresentado resultados positivos ─ 4,65% abaixo do esperado pelo mercado ─ e contribuiu para o aumento da confiança.

Mas é importante deixar claro que esses dois indicadores só responderam positivamente porque Lula implementou uma série de medidas e tomou decisões precisas, pensando no bem-estar da população ─ diferente do governo anterior.

Os números de agora mostraram um aumento na intenção de consumo. Mas, se o cenário continuar otimista e com avanços social e econômico, como tem ocorrido, é bem provável que, em breve, teremos dados evidenciando o expressivo aumento do consumo, e não mais apenas do desejo.

Como sempre digo aqui ─ e dizia mesmo antes da sua eleição ─, Lula está trazendo de volta a felicidade do povo brasileiro. O simples fato de pensar em consumir já indica melhorias. O povo está sorrindo de novo. Pouco a pouco. A cada dia, o sorriso aumenta mais. Porque não é apenas sobre comprar. É, sobretudo, sobre ter acesso a bens de consumo e a serviços essenciais que garantam o mínimo de dignidade, uma promessa de Lula, lembremos.

É o Brasil feliz de novo!

spot_img

Últimas notícias