sábado, abril 27, 2024

Ciclo de debates: CUT e a defesa do desenvolvimento sustentável e da transição justa

Leia também

O Ciclo de Debates: “CUT e a defesa do desenvolvimento sustentável e da transição justa”, será realizado nesta quarta-feira (27), a partir das 15 horas, por meio da plataforma Youtube. Clique aqui

A atividade faz parte das comemorações dos 40 anos da CUT, completados no dia 28 de agosto. Estarão participando do debate Angela Mendes (filha do seringueiro e ativista assassinado em dezembro de 1988, Chico Mendes), e que preside o Instituto que leva o nome de seu pai; Daniel Gaio, secretário de Meio Ambiente da CUT Nacional e Euci Ana, quilombola, educadora e ex-presidenta da CUT-Pará.

Transição justa

A transição justa é a principal bandeira do movimento sindical na discussão sobre a crise climática e seu enfrentamento. Reconhecendo a necessidade de uma transição para uma economia de baixo carbono, o sindicalismo defende que a classe trabalhadora não seja prejudicada nesse processo.

Para isso a transição justa propõe que seja desenhado e implementado um conjunto de políticas para garantir que a transição e o caminho para uma produção com baixas emissões de gases de efeito estufa ofereçam ao mesmo tempo condições de vida e trabalho dignas, respeito aos direitos humanos e igualdade de oportunidades a trabalhadoras, trabalhadores e comunidades implicadas, especialmente nos povos e nações do sul global.

Leia mais sobre transição justa

 

Redação da CUT

spot_img

Últimas notícias