A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) manifesta seu apoio e congratulações à Chapa 2, que venceu as eleições para o Sindicato dos Empregados no Comércio de Teresina (Sindcom), realizadas no dia 8 de janeiro.
Composta por trabalhadores e trabalhadoras da base, envolvidos nas lutas e nas demandas da categoria, a Chapa 2 obteve 1.201 votos, contra 776 da Chapa 1, que representava a atual direção do sindicato, que se mantinha há duas décadas à frente da entidade. Foi uma disputa acirrada, entre duas chapas CUTistas, mas que expressou a vontade da maioria dos comerciários e comerciárias de Teresina, que pediram por mudança e renovação.
A Chapa 2 contou com o apoio de sindicatos de diversas categorias do Piauí e várias entidades do ramo do comércio e serviços por todo o país, que reconheceram a capacidade e o compromisso dos integrantes da chapa com a defesa dos direitos e dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio.
Para o coordenador da região nordeste da Contracs, Rogério Braz, essa vitória foi muito válida e significativa para o fortalecimento do movimento sindical no setor. “Parabenizamos a Chapa 2 pela conquista e pela coragem de enfrentar esse desafio. Sabemos que não é fácil disputar uma eleição contra uma direção que estava há tanto tempo no sindicato, mas eles mostraram que tinham o apoio e a confiança da categoria, que anseia por mais direitos e oportunidades. A Confederação está à disposição para apoiar e orientar a nova gestão do Sindicom, que tem pela frente muitos desafios e muitas lutas”, afirmou.
O coordenador-geral eleito do Sindicato dos Empregados no Comércio de Teresina, Marcelino Moura, agradeceu o apoio recebido e disse que vai trabalhar para reconstruir o sindicato e recuperar os direitos perdidos ao longo dos anos.
“Muita coisa precisa ser reconstruída, pois muitos direitos foram retirados dos comerciários e comerciárias, como o reajuste das horas extras, dos trabalhos aos feriados, que se encontravam defasados. A ideia é reconstruir junto com a base, ouvindo as demandas e as sugestões dos trabalhadores e trabalhadoras. Também queremos diminuir as tarifas dos serviços de lazer, como da Colônia de Férias em Luiz Correia e no próprio Clube dos Comerciários, para que a categoria tenha mais acesso. Queremos baixar as tarifas de acesso também à assistência médica e outros serviços, para que os benefícios fiquem mais acessíveis e possa incluir a todos e todas”, declarou o sindicalista.
A Contracs deseja sucesso e boa sorte à nova direção do Sindcom de Teresina e reafirma seu compromisso com a luta e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no comércio e serviços de todo o Brasil.