terça-feira, abril 30, 2024

Contracs destaca união feminina contra violência política de gênero em evento da CUT Ceará

Leia também

A CUT Ceará promoveu, na última segunda-feira (4), um evento que reuniu mais de 50 mulheres para discutir a luta contra a violência política de gênero e a garantia dos direitos humanos para o segmento. Na atividade, estavam presentes lideranças de todos os ramos de atuação da Central no estado. A secretária da Juventude da Contracs, Gacyella da Silva Lima, participou representando as trabalhadoras no comércio e serviços.

O evento abriu o chamado “Março Lilás”, que traz uma série de agendas promovidas por entidades sindicais no mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres. Para Gacyella, a atividade evidenciou a necessidade urgente de solidariedade e colaboração entre as trabalhadoras dos diversos setores.

“É fundamental que estejamos unidas e engajadas na luta contra todas as formas de violência. Nós, mulheres trabalhadoras, precisamos nos fortalecer e ocupar espaços de poder para garantir nossos direitos e combater qualquer forma de discriminação e segregação. Juntas, somos mais fortes e podemos transformar a realidade política e social do nosso país.”

Na atividade, foi enfatizada a necessidade de desconstruir o machismo estrutural que está enraizado nas instituições, a exemplo dos sindicatos e partidos políticos, e que as mulheres precisam ser encorajadas a participar de espaços de destaque, seja por meio de cotas de candidaturas ou investimentos financeiros.

Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT Ceará, Claudinha Silva, a atividade serviu para reforçar as pautas e bandeiras mais urgentes das mulheres, além de fortalecer o diálogo com as trabalhadoras e a sociedade.

“Todos os dias enfrentamos diversos tipos de violência em casa, no trabalho, em nossas entidades sindicais, na rua e nas redes. Em espaços como esse, temos a oportunidade de trocar experiências, reforçar nossas bandeiras e fortalecer a luta por mais políticas públicas que priorizem as mulheres”, finalizou a dirigente.

 

Com informações da CUT Ceará

spot_img

Últimas notícias