terça-feira, julho 23, 2024

Confederação debate transição tecnológica em congresso da OAB

Leia também

A secretária de Juventude da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT), Gacyella Lima, participou do VI Congresso Brasileiro de Direito Sindical, realizado pela Comissão de Direito Sindical da OAB-CE em parceria com a ESA Ceará, nos dias 13 e 14 de junho, em Fortaleza.  Da Contracs, também participaram do evento os dirigentes nacionais Gilliarde Araújo de Lima e Caubi Freitas dos Santos.

Com o tema “Proteção e Trabalho Descente na Era de Transição Tecnológica”, a atividade reuniu representantes de vários segmentos da sociedade e discutiu os caminhos para a proteção da classe trabalhadora diante das mudanças em curso.

Durante os dois dias de evento, temas como a tecnologia e as condições de trabalho, a crise e os desafios dos trabalhadores do serviço público, a tecnologia e os sindicatos, foram debatidos.

“Foi uma atividade muito importante para termos uma compreensão mais clara dos obstáculos que o movimento sindical enfrenta e enfrentará no próximo período. A transição tecnológica é uma realidade e não podemos ignorá-la. Nós, das entidades sindicais, temos o dever de pautar o tema nossas lutas”, disse Gacyella.

Ao final do primeiro dia do Congresso, ocorreu o lançamento do livro “Subordinação Mal Camuflada: a dominação capitalista no trabalho em plataformas digitais”, da autora Vanessa Patritota.

Já no último dia, o autor Marcos Paulo da Silva Oliveira lançou o livro “Direito dos Trabalhos: repensando o elemento subordinação como condicionante da proteção juslaboral na era do algoritmo”.

spot_img

Últimas notícias