Nesta quarta-feira, 28 de agosto, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completa 41 anos. Ao longo de mais de quatro décadas, a maior central sindical da América Latina transformou vidas e teve participação ativa nos principais momentos da história do nosso país.
Presente em todos os estados brasileiros, a CUT representa hoje cerca de 25 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em todo o Brasil e reúne em sua base todos os setores da atividade econômica, demonstrando sua força e influência.
Nascida em meio à ditadura, a CUT surgiu para dar voz aos anseios e aspirações da classe trabalhadora que, naquele momento, ansiava por representação. De lá pra cá, a Central se destacou como uma organização sindical de massa, fundamentada em princípios de igualdade, autonomia e democracia.
“A Contracs parabeniza a CUT e deseja que esses 41 anos sejam só o começo de uma longa história de luta. Fazer parte dessa Central é um orgulho para nós do ramo do comércio e serviços e saber que podemos contar com ela em qualquer momento é reconfortante. Por isso, vida longa à CUT”, disse o presidente da Confederação, Julimar Roberto.