Plataforma eleitoral é um documento disponível online com temas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, para que eles escolham candidatos que defendam seus interesses e os da população
O processo eleitoral 2024 é um momento importante para cada cidadão, em seu município, mas também para o futuro do país. Para avançar na reconstrução do Brasil, é crucial ampliar a adesão e a incorporação dos direitos fundamentais e dos interesses da classe trabalhadora.
Para que os trabalhadores e trabalhadoras possam escolher candidatos que defendam seus interesses a Central Única dos Trabalhadores (CUT), lançou nesta quarta-feira (28), durante a reunião da Direção Executiva da entidade, a “Plataforma da CUT para as Eleições 2024”. A escolha da data faz parte das comemorações dos 41 anos da Central.
No documento que está disponível online, estão 13 pontos que a CUT considera importantes na defesa do bem estar da população brasileira e de todos os trabalhadores e trabalhadoras do país.
“É preciso mudar a correlação de forças desfavorável aos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras no Congresso Nacional, o que começa por eleger vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas comprometidos com a democracia, com a geração de empregos, de renda e de oportunidades de trabalho; que tenham compromisso em melhorar a educação, a saúde e o transporte público, em proteger o meio ambiente e construir moradias de qualidade em territórios adequados e seguros”, diz trecho da apresentação da Plataforma.
O secretário-geral da CUT Nacional, Renato Zulato, explica que os13 pontos trabalham a questão da democracia que os candidatos à prefeito, prefeita e vereadores e vereadoras precisam atuar sob o ponto de vista da classe trabalhadora.
“Nós queremos o compromisso dos candidatos para que eles abram negociações com o funcionarismo público, atendam as demandas de logística na cidade, de transporte, educação, saúde, políticas públicas para a juventude, para os aposentados e para as pessoas portadoras de deficiência. Então, é toda uma proposta que nós construímos e estamos pedindo um compromisso para que os candidatos nessas próximas eleições atuem em defesa dos 13 pontos que apresentamos”, declarou Zulato.
Para acessar e baixar a “Plataforma da CUT para as Eleições 2024”, clique aqui
Confira os 13 pontos da Plataforma
- Inserir o município no esforço de reconstrução do Brasil, com geração de emprego, renda e oportunidades de trabalho
- Moradias em ambientes seguros e transição justa
- Diálogo, negociação e respeito aos sindicatos de servidores e servidoras
- Chega de privatizações e terceirizações: concurso público
- Mais segurança e menos violência
- Transporte público de qualidade e a baixo custo
- Cultura, esporte e lazer
- Saúde e saneamento básico
- Água limpa, alimentos saudáveis e meio ambiente
- Educação de qualidade e requalificação profissional
- Democracia e participação popular
- Solidariedade, igualdade de oportunidade e justiça social
- Limpeza, coleta e tratamento adequado do lixo”,
A plataforma vem ao encontro da defesa da democracia juntamente com a “Carta Compromisso” lançada no início deste mês, que tem oito pontos que abrangem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada e de servidores e servidoras públicos.
A “Carta Compromisso” é direcionada aos candidatos e candidatas a vereadores e prefeitos para as próximas eleições. No texto a ser assinado pelos candidatos e/ou candidatas estão os oito compromissos que compreendem desde geração de emprego e renda como a valorização dos servidores públicos a coibir assédios, entre outros.
Por: CUT Brasil
Foto: Tiago Matias/ Ahead