O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou nesta sexta-feira (25) o documento “Biodiversidade: o compromisso do BNDES com a natureza” durante a COP16, em Cali, Colômbia. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e membros do Conselho de Administração da instituição destacam no documento a importância de mobilizar recursos públicos e privados para a preservação da biodiversidade, adaptação climática e promoção de práticas sustentáveis.
“Para o Brasil, a agenda de biodiversidade é principalmente uma agenda de oportunidades e, como mostra este documento, o BNDES acumula experiência significativa em criar condições favoráveis para a mobilização de capital público e privado para restauração de biomas, preservação da biodiversidade, adaptação climática e promoção de práticas empresariais mais sustentáveis, sendo um importante executor das políticas públicas do Estado brasileiro”, afirmaram os membros do conselho.
O BNDES também apresentou cinco compromissos prioritários relacionados à biodiversidade, que incluem promover um modelo de desenvolvimento econômico e social harmônico com a natureza, implementar políticas públicas, gerar conhecimento valorizando os saberes tradicionais, e potencializar o valor econômico da sociobiodiversidade do país
“Sob a orientação do governo do presidente Lula, o BNDES retomou a pauta ambiental como prioritária entre seus investimentos e este documento é mais uma mostra da importância que o Banco dedica em favor da biodiversidade brasileira. Diante do contexto atual, já não é suficiente conservar, precisamos direcionar recursos nacionais e internacionais para restaurar os ecossistemas. Esse é um objetivo do BNDES”, disse Mercadante. (Com informações de Agência BNDES de Notícias).
Fonte: Redação Brasil247