Após a vitória eleitoral do republicano Donald Trump, que será o próximo presidente dos Estados Unidos, um de seus aliados internacionais, Jair Bolsonaro, passou a pregar uma “revolução”. O objetivo, segundo o ex-capitão, seria reverter sua inelegibilidade, decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral, para que concorra à presidência em 2026.
“O Trump agora tem maioria no Senado. […] Nós partimos para uma revolução em 2026. Podemos ter, sim, uma bancada enorme de senadores e deputados, agregando outros partidos do nosso lado. Tem tudo para acontecer”, declarou em entrevista à rádio AuriVerde.
Donald Trump foi eleito novamente presidente dos EUA nesta quarta-feira (6), concretizando um retorno surpreendente quatro anos depois de perder a disputa por sua reeleição e dando início a uma nova liderança norte-americana que provavelmente testará as instituições democráticas no país e as relações no exterior. Bolsonaro é um dos principais aliados de Trump na cena da extrema-direita global, o que vem gerando preocupações sobre possíveis articulações para reverter a inelegibilidade do ex-capitão brasileiro. (Com informações da Reuters).
Fonte: Brasil 247