O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está monitorando a repercussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala 6×1, em discussão na Câmara dos Deputados, informa a CNN. A expectativa é que o Executivo inicie uma discussão sobre o assunto e defina nos próximos dias se irá se posicionar sobre o assunto ou deixará o tema à cargo do Legislativo.
A PEC é encabeçada pela líder do Psol na Câmara, a deputada Erika Hilton, e altera a Constituição Federal, em regime CLT, que permite o regime 6×1. A ideia é aumentar o período de descanso para os trabalhadores. A iniciativa ganhou repercussão nas redes sociais, contando com o apoio da esquerda.
O Palácio do Planalto ainda não se posicionou sobre o assunto e considera o assunto complexo e delicado. No entanto, aliados do presidente admitem que o debate é válido e está ganhando força no mundo todo. Para iniciar uma tramitação, a PEC precisa da assinatura de 171 deputados ou 22 senadores. Hilton afirma que a proposta conta com o apoio de pelo menos 70 parlamentares, e disse que já apresentou o projeto ao ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT).
Fonte: Redação Brasil 247