segunda-feira, abril 7, 2025

Mulheres recebem 20,9% a menos do que os homens, aponta relatório

Leia também

Nesta segunda-feira (7), o Ministério do Trabalho e Emprego sediou a cerimônia de apresentação do 3º Relatório de Transparência Salarial e Igualdade, que indicou que as mulheres recebem, em média, 20,9% a menos que os homens nos 53.014 estabelecimentos com 100 ou mais empregados. Durante o evento, também foi instalado o Comitê Gestor do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral, uma iniciativa conjunta dos Ministérios do Trabalho e Emprego e das Mulheres.​

A Contracs esteve representada pela diretora Helane Kelly Carvalho, que destacou que a participação ativa das entidades sindicais é fundamental na implementação de políticas públicas que promovam a igualdade de gênero no ambiente de trabalho. “Precisamos unir forças para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e remuneração justa”, afirmou.

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, enfatizou a necessidade de enfrentar as disparidades salariais, ressaltando que muitas mulheres são chefes de família e sustentam seus lares. “Essas mulheres sustentam seus lares, e as mulheres negras ganham 50% a menos que os homens. Isso é uma questão de raça e de gênero. Não dá para aceitar que mulheres recebam menos do que os homens exercendo a mesma função”, enfatizou.

Além da apresentação do relatório e da instalação do comitê, foi lançado um guia com recomendações para auxiliar nas negociações coletivas sobre a implementação da Lei nº 14.611/2023, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres.

 

Com informações do Ministério do Trabalho e Emprego

spot_img

Últimas notícias