Nesta quinta (24), o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs), Julimar Roberto, participou de forma virtual do 15º Congresso da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecesc). Em sua fala, o dirigente comerciário destacou a importância da mobilização sindical na luta por melhores condições de trabalho, enfatizando duas pautas centrais, o fim da escala 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução de salário.
Sobre a escala 6×1, Julimar afirmou que a imposição de seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, compromete a saúde e o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras. O presidente da Contracs defendeu a necessidade de um novo modelo que priorize a qualidade de vida e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
“Uma das pautas principais da classe trabalhadora e a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, sem redução salarial. Essa medida não apenas melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras, mas também pode contribuir para a geração de novos empregos, ao distribuir melhor as horas de trabalho disponíveis”, completou Julimar.
Durante dois dias, o 15º Congresso da Fecesc reúne lideranças sindicais de todo o estado para discutir estratégias de fortalecimento da luta e a construção de uma agenda unificada em prol da classe trabalhadora. O encerramento acontece na sexta-feira (25), com o processo eleitoral e proclamação da nova direção eleita para o próximo quadriênio.