Foi acordado entre Brasil e Estados Unidos que o encontro oficial entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e ocorrerá no próximo domingo (26), dia de abertura da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia. O horário da reunião ainda aguarda definição das autoridades.
Os ministérios das Relações Exteriores do Brasil e dos Estados Unidos estão à frente da organização do encontro entre os presidentes Lula e Trump. O diálogo entre os dois foi iniciado há cerca de duas semanas, em uma ligação telefônica de meia hora, e avançou na última quinta-feira, com uma reunião em Washington entre Mauro Vieira e Marco Rubio.
Em ambas as conversas, a pauta central foi a economia. O ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, não foi mencionado, como destacaram outros jornais ao redor do mundo. Fontes em Brasília avaliam que o encontro pode representar um passo importante nas relações entre Brasil e Estados Unidos, abrindo espaço para novas tratativas comerciais e para um diálogo político mais estável. A expectativa é de que os dois governos demonstrem disposição para superar a mais grave crise em mais de dois séculos de relações bilaterais.
Ainda na agenda presidencial em continente asiático, Lula realizará duas visitas oficiais. A primeira ocorrerá em Jacarta, no dia 23, quando se reunirá com o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto. Dois dias depois, em 25 de outubro, encontrará o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. O roteiro inclui ainda a participação de Lula em fóruns empresariais nos dois países antes do encontro com o republicano.
Fonte: Redação Revista Fórum

