A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs) convoca suas entidades filiadas, dirigentes sindicais, militantes e toda a classe trabalhadora a se somarem ao Dia Nacional de Luta pelo fim da escala 6×1, que será realizado na próxima terça-feira, dia 30 de junho, em todo o país.
A mobilização é organizada de forma unificada pela CUT, pelo Fórum das Centrais Sindicais, pelas Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo e pelo movimento Vida Além do Trabalho — VAT, com o objetivo de levar às ruas a voz da classe trabalhadora e pressionar o Senado Federal pela aprovação da PEC 221/2019.
A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, acaba com a escala 6×1, reduz a jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais, garante dois dias de descanso e assegura que a mudança seja feita sem redução salarial.
Agora, para virar realidade, a PEC precisa ser aprovada pelo Senado Federal em dois turnos. No entanto, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, ainda não definiu uma data para a votação. Por isso, é fundamental ampliar a pressão popular e mostrar que a classe trabalhadora exige respeito, dignidade, tempo para viver e melhores condições de trabalho.
Para a Contracs, o fim da escala 6×1 é uma pauta histórica e urgente, especialmente para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio e dos serviços, que enfrentam jornadas exaustivas, finais de semana comprometidos, pouco tempo de convivência familiar, lazer, estudo, descanso e cuidado com a própria saúde.
Trabalhar não pode significar abrir mão da vida.
A Contracs orienta suas entidades filiadas a participarem dos atos em seus estados e municípios, mobilizarem suas bases, divulgarem a campanha nas redes sociais e pressionarem os senadores e senadoras pela aprovação da PEC 221/2019.
Também é possível fortalecer a mobilização pela plataforma Na Pressão, selecionando o estado, identificando os senadores e enviando mensagens diretamente aos parlamentares por e-mail e redes sociais.
No dia 30 de junho, vamos às ruas mostrar ao Senado que a vontade da classe trabalhadora precisa ser ouvida, validada e respeitada.
Fim da escala 6×1!
Redução da jornada sem redução salarial!
Mais tempo para viver!
Destrava, Alcolumbre!

